Rede Manchete

Em 18 de julho de 1980 a Rede Associada, que compunha várias emissoras, incluindo a TV Tupi Difusora, foi retirada do ar pelo Governo Federal. Meses depois o governo do então presidente João Baptista Figueiredo abriu concorrência para duas novas redes de TV, a concorrência foi aberta, e os grupos interessados prontamente se apresentaram, entre eles: Editora Abril, Jornal do Brasil, Grupo Silvio Santos e Bloch Editores.

A disputa foi tão acirrada que o resultado demorou um ano para sair. A expectativa no mercado era que os contemplados seriam o Grupo Abril e o Jornal do Brasil. O JB, inclusive, construiu uma nova sede com estrutura para abrigar uma emissora de TV, que custou muito caro, na quase certeza de que levaria uma das redes.

Os privilegiados, no entanto, foram Silvio Santos, então acionista da TV Record de São Paulo e já proprietário da TVS do Rio de Janeiro (canal 11), e Adolpho Bloch. Este, dono de um importante grupo de comunicação, que possuía credibilidade e influência no governo sendo, inclusive, amigo do Presidente da República. Adolpho Bloch era Ucraniano, chega ao Brasil em 1922 e já no ano seguinte, sua família compra uma impressora e começa rodando cartelas para o jogo do bicho. Em 1952, lança a Revista Manchete, que viria ser a principal revista semanal do Brasil nas décadas de 60 e 70. No final desta década, adquire as rádios Manchete e anos depois, entraria na disputa para ter sua rede de TV.

O empresário faleceu em 19 de novembro de 1995, aos 87 anos, deixando a direção das suas empresas para seu sobrinho, Pedro Jack Kapeller. Os empresários assinaram a concessão em Brasília no dia 19 de agosto de 1981, e nesse mesmo dia o SBT entrou no ar transmitindo o evento ao vivo. A emissora do dono do baú contou com toda a infra-estrutura já existente na TVS e, mais, adquiriu equipamentos usados da antiga TV Tupi.

Já Adolpho Bloch demoraria dois anos para colocar sua rede no ar. Além da dificuldade natural em montar um negócio totalmente novo para suas empresas, o caminho que se traçava para a TV Manchete exigiria fortes investimentos, tanto na aquisição de equipamentos de ponta, como em uma programação de alta qualidade. A idéia era criar uma rede dirigida às classes A e B e que tivesse um posicionamento jovem e moderno, inspirada no padrão da BBC de Londres. Começa a se desenhar o que seria a “TV do Ano 2000”.

Em 1982, o empresário encomendou a Oscar Niemeyer o projeto de expansão do prédio da Bloch Editores, no terreno ao lado, para comportar a estrutura da TV Manchete. Além disso, equipou o Teatro Adolpho Bloch para que pudesse ser usado como auditório de TV. A exigência pela mais nítida imagem dentre as TVs, também demandou investimentos pesados nas torres de transmissão, e demais equipamentos que foram importados do Japão, Europa e Estados Unidos.

Adolpho contratou Rubens Furtado para a direção-geral, experiente profissional que trabalhara na TV Tupi.

O prazo final concedido pelo acordo da concessão se encerraria no dia 19 de agosto de 1983. Faltava pouco, e se a emissora não estreasse antes desta data, a Bloch Editores perderia as concessões. Enquanto o SBT já apresentava seus programas, a Manchete criava uma enorme expectativa nas emissoras concorrentes, no público e, principalmente, no mercado publicitário. Foi quando em 1984 entrava no ar a Tv manchete. A partir desse momento uma imagem impactante invadia os lares do Brasil: o logotipo da Manchete sobrevoava várias cidades do país como uma nave espacial, numa vinheta futurista, acompanhada de uma música caracteristicamente jovem. O logotipo, depois de sobrevoar as cidades onde a rede possuía emissoras, pousava sobre o prédio da sede carioca: um espanto! A vinheta de abertura da Rede Manchete insinuava um nível tecnológico inédito na TV Brasileira. A emissora possuía um departamento gráfico, denominado Manchete Computers Graphics, que era considerado um dos mais modernos do mundo. Logo após a abertura foi exibido um show intitulado "Mundo Mágico", que ameaçou a liderança, ficando em muitos momentos com uma audiência superior à do "Fantástico". O show foi exibido das 20h às 22h, e tinha a intenção de mostrar o que seria a nova emissora: Adolpho Bloch prometia uma emissora baseada em no dueto programação de qualidade (não popular) e alta tecnologia.

Videogame, de Roupa Nova

O Show não parou por aí. Às 22hs, entrava no ar a superprodução inédita "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Steven Spilberg. A partir de então, a recém-nascida Manchete liderou a audiência, ficando cravando 29 pontos de audiência, ultrapassando a TV Globo.

Do ponto-de-vista da concorrência, o que surgia era uma emissora com plástica jovem, audaciosa, com profissionais de ponta e tecnologicamente incomparável. A Manchete parecia preparada conquistar importante colocação nos quesitos de audiência e de faturamento.

Estava no ar a "Televisão de Primeira Classe" ou "TV do ano 2000", como anunciavam seus slogans.

A Manchete estreou com uma programação que contava basicamente com o tripé formado por jornalismo, filmes e musicais. O Jornal da Manchete em muito lembrava a recém-inaugurada CNN dos EUA. A programação traria premiadas séries americanas como "Os Caçadores de Aventura" e "Fama", além de filmes de renome como "Guerra nas Estrelas" e "Terremoto" e ainda consagradas produções do cinema mundial.

Além do jornal, musicais, filmes e séries, estreou também o Clube da Criança, um programa infantil comandado pela então modelo Xuxa Meneghel. O formato, inovador na TV Brasileira, misturava números musicais, brincadeiras, desenhos animados e a presença constante das crianças no palco. Xuxa foi orientada pelo palhaço Carequinha, que deu toques circences à atração. O programa era exibido diariamente, das 17h às 19h.

Clube da Criança

O Clube estreou em 1983, das 17h às 19h, e marcou a estreia do formato de prorama infantil que faria sucesso no país pelas décadas de 80 e 90. Também lançou Xuxa como apresentadora, que devido ao sucesso alcançado pelo programa, foi contratada em 1986 pela TV Globo para apresentar um programa nos mesmos moldes. O Clube continuou sob o comando de Angélica. A última versão do programa foi ao ar em 1998, com Débora Lagranha (Debby).

Mais sobre o Clube da Criança»

Roberto D'Ávila chegou a entrevistar Fidel Castro Outro programa importante no ano da estreia foi o Conexão internacional, com Roberto D'Ávila. A cada nova edição, o jornalista entrevistava uma personalidade. O programa teve grande repercussão, e chegou a entrevistar o ex-ditador cubano, então presidente do país caribenho, Fidel Castro.

No final do ano entrou no ar a revista eletrônica Programa de Domingo. Além das principais notícias do domingo, o programa tinha um forte apelo cultural cobrindo artes, espetáculos, teatro e cinema, além de matérias sobre cotidiano, comportamento, saúde e outros temas pertinentes.

A emissora carioca tinha como sua cabeça de rede no Rio de Janeiro e era sediada num majestoso prédio, arquitetado por Oscar Niemeyer, na Rua do Russel, 744-766-804, no bairro da Glória (Zona Sul do Rio de Janeiro). Em fevereiro de 1984 a Rede Manchete estreou na transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ocorridos no recém inaugurado Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A Manchete transmitiu o evento com exclusividade. A Rede Globo se recusou em cobrir a festa, devido os atritos entre Leonel Brizola, então governador do estado fluminense, e Roberto Marinho, proprietário da emissora. A transmissão foi ao vivo e deu a Manchete liderança folgada, com ibope de 80 pontos, pontuação mais alta já registrada na história.

O ano marcou também pela criação do núcleo de dramaturgia e pela transmissão dos comícios das "Diretas Já".

Em julho, a emissora transmitiu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, realizados em Los Angeles.

Ainda naquele mês, entrava no ar Antônio Maria, a primeira novela produzida pela emissora e a série humorística "Tamanho Família".

No mês de agosto a Manchete começou a gravar e exibir a primeira produção de dramaturgia, a minissérie, Marquesa de Santos, protagonizada por Maitê Proença e Gracindo Jr..

Em 15 de março de 1985, a rede faz cobertura a posse até então vice-presidente José Sarney, o primeiro civil a assumir a presidência desde o golpe militar de 1964, pois o Tancredo Neves foi internado na véspera da posse. A emissora faz cobertura da agonia e a morte de Neves ocorrida em 21 de abril do mesmo ano.

No mesmo ano, na primeira fase, como parte da programação voltada para os jovens, é exibido o FM TV nos finais de tarde, o programa de videoclips musicais cuja linguagem visual antecipava a atual MTV Brasil. Alguns de seus apresentadores tornaram-se nomes conhecidos do grande público: Tim Rescalla, Patrícia Pillar, Emílio Surita e João Kléber.

A partir desse ano de 1985, são exibidas outras telenovelas de sucesso produzidas pela Manchete, como a Dona Beija, lançada em abril.

Em junho de 86, transmitiu pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol, diretamente do México.

Entre 1986 a 1992, chega a ser a segunda maior rede de televisão do Brasil e a terceira maior potência na TV da América Latina (perdendo apenas a Rede Globo e a rede de televisão mexicana Televisa).

José Wilker chega ao final do ano para reforçar o núcleo de dramaturgia e coloca no ar em março de 1987 a novela policial Corpo Santo.

Em abril, a emissora estreia Nave da Fantasia, um programa infantil, com outra revelação do talento da apresentadora Angélica, então com apenas 13 anos e que estudava na sétima série do 1º Grau. Angélica passa a apresentar o Clube da Criança, totalmente reformulado.

A emissora transmitiu em 1988, as Olimpíadas de Seul, sua segunda olimpíada.

Em 1989, a emissora começa a viver o seu apogeu, sendo causa pela vice-liderança absoluta. Por causa do Cavaleiros do zodiaco, no mesmo dia ia ao ar (com grande sucesso) a novela Kananga do Japão, protagonizada por Christiane Torloni e Raul Gazolla. No esporte, destaque para as transmissões ao vivo dos jogos da Copa Rio. No jornalismo Documento Especial: Televisão Verdade, apresentado por Roberto Maya e dirigido por Nélson Hoineff. A emissora lançou o Cabaré do Barata, com o humorista Agildo Ribeiro.

Em março de 1990, a Rede Manchete inicia a exibição da novela Pantanal, às 22h. A novela foi de grande sucesso e os índices de média na audiência da novela superaram pela primeira vez a da Rede Globo, tendo sempre acima de 40 pontos (em alguns casos até 70 pontos em cidades brasileiras) de audiência, a primeira vez que uma rede desbanca Globo desde 1975, quando a TV Tupi registrou a última liderança. Esta novela influenciou as aberturas de novelas da Rede Globo, onde foram extintas a exibição do final do capítulo anterior e o intervalo comercial, passando a novela da Globo ser exibida logo em seguida à finalização do Jornal Nacional.

O Documento Especial: Televisão Verdade estreia na atração. Em junho, a emissora transmitiu a Copa do Mundo da Itália de 1990.

Em dezembro, ia ao ar a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, sucedendo Pantanal. Apesar não repetir o sucesso de Pantanal, terminou com a média de 20 pontos, com picos de 35 pontos, mantendo-se na vice-liderança.

Em 1991, o cinema brasileiro ganhou destaque na programação, através de uma das principais sessões de filmes da emissora, o Cinema Nacional. No mesmo ano, o diretor Jayme Monjardim reúne com todos os representantes das emissoras afiliadas da rede para anunciar a nova programação visual da Manchete, acompanhada por novos programas.

Em agosto do mesmo ano, foi anunciada a venda da emissora para o empresário Paulo Octávio (então deputado federal que era filiado ao PRN), amigo do presidente Fernando Collor, mas nada se concretizou.A nova programação visual prometida para 1993 pelo Monjardim não dá certo Jayme Monjardim é demitido pelo Pedro Kapeller, provocando a crise. Neste ano também a Rede Manchete deixava de ser vice-líder de audiência, após perder a posição ao SBT, ficando em terceira colocada.

Com o agravamento da crise, em abril, Adolpho Bloch começou a procurar um comprador para a emissora. O Grupo IBF (Indústria Brasileira de Formulários), presidida pelo empresário Hamilton Lucas de Oliveira, se ofereceu para cuidar da emissora. A rede começa a ser negociada com o Grupo IBF, que fez fortuna com a impressão de raspadinhas.

Em maio, concretizava-se a venda da Rede Manchete de Televisão para o Grupo IBF, 670 funcionários foram demitidos e a base de operações foi transferida para São Paulo.

Em junho, era oficializada a venda para o IBF, até a Bloch Editores se reestabilizar em 1994, quando o grupo voltaria ao controle da emissora.

Já na nova administração estreia, com apresentação de Clodovil Hernandes, o programa Clodovil Abre o Jogo. Com a saída do Documento Especial: Televisão Verdade (que foi para o SBT) foi criada o Manchete Especial: Documento Verdade, com apresentação de Henrique Martins, para sanar a perda do programa.

Em julho, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de 1992, realizado em Barcelona.

Pela primeira vez, em fevereiro de 1993, a emissora não fez a cobertura do carnaval carioca.

Em São Paulo, o atraso no pagamento de salários, alguns desde 1992, leva os funcionários retirarem a TV Manchete São Paulo do ar, ao interromperem a programação da emissora no fim da tarde do dia 15 de março. Eles exibem em seguida um protesto escrito, colocando no ar um slide denunciando a falta dos pagamentos e o sucateamento da emissora. De imediato, é deflagrada a greve de funcionários.

O atraso dos salários e o sucateamento da emissora levaram a Bloch a entrar com um processo na Justiça a fim de retomar a emissora. Através de medida cautelar, a emissora retornou ao controle da família Bloch em 23 de abril, quando a Justiça do Rio de Janeiro devolve a Rede Manchete de Rádio e Televisão ao empresário Adolpho Bloch, alegando que a IBF, do empresário Hamilton de Oliveira, descumpriu cláusulas contratuais. Bloch alega que o IBF não completou o pagamento da compra, mas Hamilton de Oliveira alega que o pagamento não foi completado em função do valor das dívidas da rede ser o dobro do informado pelo Grupo Bloch. A retomada da rede foi um ano antes do acerto do entre IBF-Manchete. Após a retomada, Seu Adolpho, como era conhecido, o sobrenome do fundador (bloch em letra minúscula) acompanha abaixo da famosa logomarca da emissora M.

Por causa da perda de audiência (que levou a venda, a crise e a greve) de 1992 a 1993, as primeiras emissoras afiliadas dos anos 80 deixam a Rede Manchete, passando para as redes SBT e a Bandeirantes.

A então desconhecida Igreja Renascer em Cristo, teve um importante papel na recuperação da Manchete no período posterior ao cancelamento da venda da emissora para o Grupo IBF, arrendando uma significativa parcela da programação das rádios AM, FM e TV Manchete.

Após a perda da emissora, Hamilton entrou com um processo, que foi conseguido, na Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para que a Manchete não poderia ser vendida sem autorização de Hamilton de Oliveira, que se considera o legitimo dono da emissora. O processo perdura por seis anos.

Na área infantil, Hamilton tenta trazer Angélica de volta a emissora mas já era tarde: a apresentadora já havia assinado com o SBT, em uma tentativa de salvar o Clube da Criança, Mylla Christie assume o comando da atração, na qual fica somente até 1994, quando ela assina com a Rede Globo.

Na parte esportiva, consegue os direitos de transmissão da Fórmula Indy-CART, que por quase dez anos era exibida pela Rede Bandeirantes.

A emissora, já de volta as mãos de seu fundador Adolpho Bloch, contrata Fernando Barbosa Lima como Superintendente de Programação e Artístico. O diretor Marcos Schechtman é promovido a Diretor de Teledramaturgia e tem como missão retomar a produção da emissora com a mini novela O MARAJÁ, que acabou sendo censurada pelo ex-Presidente Fernando Collor no dia da estréia. Como missão imediata os corpo de autores contratados formado por José Louzeiro, Regina Braga, Eloy Santos, Márcio Tavolari e Alexandre Lydia foi dividido em três projetos. Coube a Regina Braga e Márcio Tavolari o desenvolvimento do seriado novela "Família Brasil", a José Louzeiro e Alexandre Lydia a novela "Guerra Sem Fim" e a Eloy Santos a minissérie Os Caminhos de Rondom. "Família Brasil" e "Guerra Sem Fim" estreiam quase que simultaneamente no segundo semestre de 1993 e a minissérie Os Caminhos de Rondon, em decorrência de custos, acaba sendo arquivada. Ainda no final de 1993 e lançou Raio Laser, programa de video-clip, com apresentação de Nato Kandall.

Em 1994, entrou no ar a novela 74.5 - Uma Onda no Ar, produzida pela TV Plus. Entre junho e julho, a emissora fez o compacto da novela, por horário para não coincidir os horários das partidas da Copa do Mundo de Futebol dos Estados Unidos.

A emissora não fez a cobertura da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, vencida na final pelo Brasil.

No dia 1º de setembro estreia a série de anime Os Cavaleiros do Zodíaco, que se tornaria uma das atrações de maior audiência da emissora.

Com o fim da grave crise, ensaia um reerguimento entre 1995 a 1997, marcado principalmente pelos sucessos de telenovelas, desenhos japoneses, telejornais, programas policiais, esportivos (como A Grande Jogada), o aluguel de programas de televendas (especialmente do Grupo Imagem com o famoso 011-1406) e religiosos evangélicos das igrejas Renascer em Cristo e Internacional da Graça de Deus (apesar de representassem na época por volta de 10% da população).

No mês de fevereiro, a emissora voltava a transmitir o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

De 1995 até 1997, as primeiras emissoras afiliadas dos anos 1980 e inícios dos anos 90 começam deixar a Rede Manchete, passando para as redes Record e a CNT.

Os anúncios já estavam no ar para a estreia do semanal Seu Boneco nas Paradas. O programa iria ao ar aos sábados e significaria a volta da emissora à produção de programas de auditório, com números musicais e shows de calouros. Contaria ainda com a participação de personalidades em seu júri como Chiquinho Scarpa, Rogéria, Magda Cotrofe e João Roberto Kelly. A tentativa de se fazer um “Novo Chacrinha” não deu certo e o programa foi extinto. Lug de Paula, que interpretava o personagem "Seu Boneco", apresentava ainda o Clube do Sr. Boneco, de segunda à sexta, com apenas dez minutos de duração.

Depois a novela Tocaia Grande, baseada em obra de Jorge Amado, com índice de audiência que alcançou em média 20 pontos.

A emissora passou a apelar para a nudez como foco principal de sua estratégia de conseguir audiência na noite e madrugada, tentando ficar no segundo lugar na guerra contra o SBT de Sílvio Santos, perdendo como de esperado somente para a líder Rede Globo, voltando ser a vice, perdida em 1992.

Em setembro, Carlos Amorim assumiu a direção de programas jornalísticos e no dia 18, estreava o polêmico 24 Horas. Idealizado por Fernando Barbosa Lima e apresentado por Solange Bastos, era um programa altamente sensacionalista que explorava imagens fortes, mostrando a realidade nua e crua. A crítica o viu como uma reedição do Documento Especial: Televisão Verdade, levado ao ar em 1990. O programa atraiu significativa audiência e ajudava a formar uma grade de programação mais popular.

No início de novembro, Márcia Peltier trouxe para a televisão brasileira o primeiro jornalístico baseado em pesquisas. O Márcia Peltier Pesquisa estreou no dia 8 de outubro e atraiu uma audiência de cerca de 10 pontos, o que acelerou a subida da emissora. A programação da Manchete se fixava e a emissora fidelizava sua audiência.

Em 20 de novembro de 1995, morre o empresário e dono da emissora, Adolpho Bloch, aos 87 anos; seus parentes assumiram a presidência da emissora.

No início de 1996, a rede crescia e programas como o Câmera Manchete ganhavam destaque e audiência.

Uma nova vinheta marcaria o início da programação desse novo ano com o slogan: "Rede Manchete, você em Primeiro Lugar".

Depois de transmitir o carnaval, em fevereiro, a Manchete se preparava para lançar uma programação popular e ao mesmo tempo com muitos documentários. As novidades começaram já no dia 9 de fevereiro, com a estreia do Programa Raul Gil aos sábados. O clássico programa seria o grande trunfo da emissora para largar de vez o perfil da "TV de 1ª Classe". A audiência subiu, tornando a emissora líder de audiência por várias vezes nas tardes de sábado.

As novidades continuavam com a estreia em abril do esportivo Toque de Bola, um debate apresentado pelo veterano Paulo Stein aos domingos, das 21hs30min às 22hs30min. No mesmo embalo, após o programa terminar, estreava O Grande Júri, com José Carlos Cataldi, que acabou não tendo sucesso.

No mesmo pacote das novidades, voltavam "do fundo do baú" as séries National Kid e Ultraman, além da estréia dos desenhos japoneses Sailor Moon, Shurato e Samurais Warriors.

Em abril, seguindo a linha dos jornalísticos, entrava no ar o Na Rota do Crime, apresentado por Marcos Hummel, que seria exibido todas as sextas na faixa das 22hs30min. O propósito do programa era acompanhar os policiais em diversas operações pelas favelas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo assim, chegou muitas vezes a liderar a audiência no horário com médias de até 16 pontos. Com mais essa novidade, a faixa das 22h30 estava dedicada a programas jornalísticos de segunda à sexta.

Em junho, a emissora comemorava 13 anos com uma grande festa. Foram dois shows com artistas famosos: um para os funcionários com Daniela Mercury, e outro para o público, em plena tarde de domingo no Aterro do Flamengo, em frente ao prédio-sede da emissora. O show durou das 16hs às 20hs e contou com as participações dos grupos Só Pra Contrariar (SPC), Double You, Roupa Nova e Os Morenos.

Em meio às novidades dos "13 anos", dois programas estreariam no dia seguinte: Gente Importante, apresentado por Anna Bentes Bloch, com entrevistas nas tardes de segunda à sexta, e Manchete Verdade, um telejornal no estilo de uma revista eletrônica, com ancoragem de Marcos Hummel e as participações diárias de Dora Bria (esportes), Carlos Chagas (política), Tamara Leftel (economia) e Ique (charges). A emissora se firmava como o canal da notícia e da informação.

Nas noites de sábado estreou o programa Uma História de Sucesso, que mostrava a trajetória de cantores e grupos musicais do Brasil e do mundo e também mostrava o dia a dia de personalidades famosas da música e da televisão.

No mês de julho e agosto, a Manchete se preparava para apresentar os Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996, intitulados Olimpíadas de Ouro. A transmissão do evento contou com a apresentação do "Jornal da Manchete" por Márcia Peltier, direto da cidade-sede do evento, nos EUA.

Em setembro de 1996, sob o comando de Walter Avancinni, entrou no ar Xica da Silva. A novela conta a história da Xica da Silva (protagonizada pela então desconhecida Taís Araújo) na época do Brasil Colonial do século XVIII, que escandalizou a sociedade de sua época. Exibida entre 22hs10min até 23hs com classificação para maiores de 14 anos, a novela foi um grande sucesso de audiência desde Pantanal, chegando a ultrapassar a Rede Globo. A novela atingiu uma média de 17 pontos com picos de 22. A Manchete estava em segundo lugar absoluta em vários horários e poderia ser considerada a terceira colocada no ranking em audiência e crescimento.

Juntamente com a novela Xica da Silva era lançada uma nova vinheta, que ficaria no ar até 1999.

A emissora entra no ano de 1997, sustentada pelo sucesso de Xica da Silva. Para se ter uma idéia, na época da novela, o Jornal da Manchete registrava médias entre oito a nove pontos. Além de sustentáculo para a programação, a arrecadação com a trama possibilitava novos investimentos. Foi destaque no jornalismo da emissora durante o ano: Na Rota do Crime, Operação Resgate, 24 Horas e Câmera Manchete.

Sendo assim, as novidades vieram rápidas. Entre as novas atrações, estreava Mistério, apresentado por Walter Avancinni, que passaria a revezar com o Câmera Manchete as noites de quarta. O propósito era mostrar fenômenos paranormais ressuscitando a velha fórmula do Acredite Se Quiser, também apresentado no final da década de 1980.

O semanal Na Rota do Crime ganhava agora uma edição diária com meia hora de duração apresentada por Florestan Fernandes.

Marcos Hummel passou a dividir a apresentação do Jornal da Manchete com Márcia Peltier. Essa última alteração, no entanto, durou pouco tempo. Embora a audiência do jornal tivesse aumentado, a emissora tirou Marcos Hummel da apresentação do jornal.

Após um bom desempenho como especial de final de ano de 1996, o musical Mexe Brasil, tornou-se programa fixo semanal. Inspirado no especial Samba Brasil, estreou nas noites de sábado, indo ao ar logo após o Jornal da Manchete.

A emissora lançou a menina Debby, de apenas cinco anos de idade, como apresentadora da nova versão do Clube da Criança, exibido às 18hs, com apenas meia hora de duração. A atração veio como uma resposta ao programa "Disney Club" do mesmo gênero, que havia estreado no SBT meses atrás.

Para as tardes, a emissora lançou o feminino Mulher de Hoje, comandado por Beth Russo, que mesclava, entre outros assuntos, dicas de beleza, culinária, artesanato e entrevistas.

Em 10 de agosto, Patrícia Luchesi (mais conhecida pelo comercial onde aparece ganhando o primeiro sutiã em 1988) e o cantor Sérgio Reis, estréiam novo programa Sérgio Reis do Tamanho do Brasil. Patrícia interpreta a empregada matuta Marinilda, enquanto Sérgio fazia o papel do próprio cantor real. Além dos esquetes, o programa trazia ainda convidados como Roberta Miranda, Zezé di Camargo & Luciano e até o autor de novelas Benedito Ruy Barbosa.

Em 19 de agosto, com o fim de Xica da Silva, entrava no ar Mandacaru, baseada na história do cangaço. Apesar de a novela ser um sucesso, não repetiu o sucesso da anterior, ficando presa à média de 8 pontos de audiência com os picos de 12 pontos, mas reage e tem 11 pontos com 15 picos de audiência.

Em 23 de agosto, Sula Miranda estreou Sula Miranda Show, nas noites de sábado. O Mexe Brasil, por sua vez, foi transferido para a quinta-feira, substituindo o independente Business, que passou para as noites de domingo.

Nessa mesma época, estreava o programa de entrevistas de segunda as sextas Sandy & Júnior Show, que por sinal acabou permanecendo no ar alguns meses. Em seu lugar, estreou o Manchete Clip Show, programa de videoclipes exibido de segundas às sextas.

Em 13 de outubro, o humorista Tiririca, estreava o programa infantil Vila do Tiririca. Exibido de segunda, às sextas-feiras, entre 18hs30min até 19hs,a atração ficou poucos meses no ar e o Tiririca transfere para o SBT.

No dia 5 de dezembro, o então técnico da seleção brasileira Zagallo, estreava o programa Bate Bola com Zagallo, no ar nas sextas-feiras às 23hs40min, com 5 minutos de duração.[5] Zagallo recebe mais de R$ 5 mil por mês.[6] No entanto, a atração ficou poucos meses no ar.

No mesmo mês, Beth Russo deixa o programa Mulher de Hoje e é substituída interinamente por Celso Russomanno.

A Rede Manchete entra no ano de 1998 com primeiros de sinais de desgastes: A novela Mandacaru dava baixos lucros e os programas jornalísticos estavam desgastados. Aliada a isso, a situação econômica do Brasil e mundo não era estável desde a crise asiática de outubro de 1997, com as taxas de juros em alta. As dívidas da emissora aumentavam cada vez mais quando não eram pagos.

A Manchete anunciava novidades já no mês de março. A primeira delas consistiu em uma grande reformulação dos noticiários da Rede. O "Jornal da Manchete" foi totalmente renovado e teria três edições ao longo do dia. A proposta era que o jornalismo voltasse a ser como na época da estréia da emissora. Assim, no dia 27 de março, o telejornal entrava em cena com cenário totalmente futurista, trazendo de volta a redação do jornal, atrás de um vidro que mostrava um enorme mapa-múndi.

Claudete Troiano assume o comando do vespertino Mulher de Hoje. Salomão Schvartzman substituía o Momento Econômico pelo Frente a Frente. O programa ''Pra Valer estréia nas tardes diárias pelo apresentador Celso Russomanno. Inicialmente, Pra Valer era um quadro do programa Mulher de Hoje. Depois, ambos passaram a ser um único programa cada um.

Em 23 de março, estreava o programa Madalena Manchete Verdade, às 19hs30min, o programa de casos verídicos apresentado por Magdalena Bonfiglioli, recém-saída do SBT. A atração veio como uma resposta ao programa Márcia, do mesmo gênero, com a então desconhecida Márcia Goldschmidt e ao Programa do Ratinho, ambos exibidos pelo SBT. Sérgio Malandro também se destacou com à frente da Festa do Malandro.

Mesmo com essas bem-sucedidas estréias dos programas, os juros das dívidas da emissora cresciam o que prejudicava a emissora, que pela primeira vez ultrapassava o valor da própria emissora e há primeiros casos de atrasos de salários.

Em junho, os salários dos funcionários do mês de maio não foram pagos, o que era um péssimo sinal. No mesmo mês, a equipe da emissora instalou-se na França para a cobertura (até a extinção da emissora) o que seria a última Copa do Mundo da Rede Manchete. A emissora superou todas as dificuldades na transmissão dos jogos.O que não se contava era com o fraco desempenho, obtendo na terceira partida zero ponto na cidade de São Paulo e 1 ponto na cidade do Rio de Janeiro. Afinal de contas, a emissora investiu pesado na transmissão, enviando uma grande equipe realizar a cobertura da Copa.

No dia 19 de julho, o programa semanal Domingo Total, umas das principais atrações da rede, apresentado pelo Otávio Mesquita, entra no ar pela última vez, ao ser contratado pelo SBT. O programa possuía uma das maiores audiências da emissora, atingindo 6 pontos no Ibope.

Em 3 de agosto, graças ao lançamento do novo livro de Paulo Coelho, Verônica Decide Morrer, a rede obtém uma publicidade extra para novela "Brida".No mesmo mês, estréia Brida, novela baseada no best-seller de Paulo Coelho, no lugar da novela Mandacaru, pois passou ser exibida por um ano e rendeu em média de 15 pontos de audiência (segundo o Ibope) e que emissora espera recuperar a audiência do horário. Na nova novela, a rede apostou no esoterismo e no erotismo, temas de presença constante nas novelas da emissora.Mais uma vez, caras novas na telinha, atores oriundos do teatro e de outras áreas, como a cantora Simone Moreno.[13] A produção, no entanto, tem sido conturbada, marcada por problemas financeiros e pelas desavenças criadas pelo Walter Avancini.

Em 22 de setembro, Márcia Peltier, apresentadora do Jornal da Manchete, pede demissão na emissora por causa da crise. Ela é contratada pela Rede Bandeirantes para apresentar o programa feminino na noite "Mulheres do Brasil" em 1999.

Em janeiro de 1999 ficou fora do ar por alguns dias o "Jornal da Manchete".

Em mais uma tentativa de salvar a emissora, o grupo Bloch arrendou toda a programação para a Igreja Renascer em Cristo. Por contrato a Renascer se responsabilizaria pelas finanças e pela programação da Manchete durante um período de 15 anos.

Mais um fracasso: após um mês nas mãos da Renascer, a Rede Manchete retornou ao comando da família Bloch. O arrendamento foi desfeito devido à falta de pagamento da primeira parcela do contrato.

Em 8 de maio de 1999, depois de várias reuniões, concretizou-se a venda da Rede Manchete para o Grupo TeleTV, organização presidida pelo empresário Amilcare Dallevo Júnior.

Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da Rede TV! .

Era o Fim de uma das maiores emissoras da história do Brasil.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 30/03/2013
Código do texto: T4214579
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.