SEXTA FEIRA SANTA

Sexta feira santa dia de comer peixe na casa da vovó, matriarca da família Gomes Silveira... bacalhau, surubim, traíra, assado, frito, cozido... tinha peixes para todos os gostos, paladares e estômagos... meio dia dona Carmélia já tinha preparado os quitutes, acompanhados do inesquecível pirão e feijão farofado... porções generosas dispostas em pratos fundos, onde todos da família, seus filhos, noras, genros e netos se espalhavam pela sala, quartos e cozinha... os menores em um lençol e com o prato entre as pernas para não sujar a roupa (apesar de já terem trocado a roupa de sair pela roupa de brincar), os maiores dando a comida na boca dos pequenos... em momento de oração agradecíamos a Deus e depois íamos comer as gostosuras que ela com suas mãos abençoadas preparava... porém antes disso tudo fazíamos o jejum com seu Sebastião Borborema... íamos todos ao Cruzeiro onde desde a mais tenra idade o acompanhávamos, no ombro, colo ou a pé... pagar os pecados, colocando as pedrinhas nas cruzes que ficavam ao lado da subida íngreme e cada vez mais dificultosa. Meu querido pai contava histórias de quando a ditadura militar retirou nosso bispo da cidade e o exilou na Boquira, mas quando ele foi solto a população levou o Cruzeiro da praça da ladeira onde funcionava antigamente para o atual local, pouco acima do famoso Morro do piolho... Reunidos em festim cerimonial e respeitoso é assim que me lembro dos meus pais em sua humilde mas forte e verdadeira devoção, cada um contribuindo da sua forma na celebração da Paixão de Cristo... 50 anos de amor e união onde hoje temos frutos de amor e profissionalismo na família Gomes Silveira, da qual me orgulho de fazer parte!!!

Adilton
Enviado por Adilton em 30/03/2013
Reeditado em 09/03/2016
Código do texto: T4214585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.