Monteiro Lobato o meu primeiro amor...

Conheci Monteiro Lobato através das Reinações de Narizinho na sala de minha tia que tinha vindo da Lituânia, pois é, ela já sabia do grande valor dos seus escritos ... Foi paixão a primeira leitura...ainda soletrada... com dificuldade... mas, que virou um vício que conservo até hoje. Monteiro Lobato eu te amo...

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté interior de São Paulo no dia 18 de abril de 1882 e é um dos mais conhecidos escritores de literatura infantil além de contos, artigos, crônicas..

Entrevista com Monteiro Lobato.

http://www.youtube.com/watch?v=KD9LdEbvp1I.

Pensando sempre no futuro via os livros como seus maiores aliados e desta forma começou a incrementá-los cada dia mais. Dedicando- se a escrever e sempre polêmico ele fundou empresas de petróleo e seu sustento vinha das publicações de histórias infantis e foi quando aconteceu o escândalo do petróleo onde ele tentou organizar uma campanha petrolífera através de subscrições populares e foi condenado a seis meses de prisão.

Você sabia que Monteiro Lobato gostava muito de pamonha e a considerava uma das melhores coisa do interior... Então, escute seu depoimento na sua última entrevista:

http://www.youtube.com/watch?v=KD9LdEbvp1I.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

Eu vi o Saci (Tema de 2006 do Saci Pererê do Sítio do Picapau Amarelo)_ http://www.youtube.com/watch?v=4UA2lqSEsEY

Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/2656-monteiro-lobato

google e youtube