MÃES


Não nascemos prontos, talvez nunca estejamos prontos, o caminhar é longo e eterno enquanto nos for presente viver. E se vivemos, e se da quase impossível probabilidade de nascermos, aqui estamos, não o faríamos sem as mães. E não me foco apenas na máquina biológica que nos gerou, me refiro as mães como seres especiais, quase transcendentes em sua real imanência de ser. Mães, muito mais do que aquele útero que nos permitiu desenvolver de feto a bebê, uma mãe, a nossa mãe, a minha mãe e a mãe de meus filhos são especiais pela essência do amor, dedicação, doação, afeto, e total, sincero e puro altruísmo.
 
Como pai, carregarei a eterna incapacidade de saber o que é gerar uma vida, o que é de um ato sexual, ou de uma fertilização artificial, ter a participação direta no desenvolvimento de uma vida, de um simples zigoto até um ser humano em miniatura, e ai inicia apenas a jornada mais complexa, dupla ou as vezes até tripla jornada de trabalho, para ser a responsável pelo filho que gestou. Amor, afeto, proteção, doação, altruísmo puro, esforço, milhares de horas de prontidão por um filho que ama desde seu interior. Feminina, horas insegura, mas sempre presente e participativa, uma mãe faz a real diferença para a educação de um filho. Uma mãe é e será sempre uma mãe.
O sofrimento calado, as alegrias da alma, a dor de não poder sofrer o sofrimento de seus filhos, a felicidade de ver seus filhos felizes, uma mãe é sempre uma mãe. Feliz daquele que a tem ainda hoje. Não falo da mãe biológica, claro que ela é importante, mas falo da mãe que deixou de dormir pelos seus filhos, que deixou de trabalhar pelos seus filhos, que deixou de comer pelos seus filhos, daquela mãe que se possível sumiria para seu filho ser feliz. Uma mãe sempre será uma mãe e sempre fará falta para todos nós. Meus filhos foram muito sortudos, tiveram uma mãe que é uma verdadeira mãe, por amor se transforma em leoa, em gatinha, e em ser humano pelo amor por seus filhos, meus filhos também...
 
Mães, vocês são a essência mais bela do amor verdadeiro, vocês são exemplo de vida, vocês são maiores que vocês possam imaginar, vocês são lindas, vocês são necessárias, vocês são a necessidade primeira de um filho com auto estima e saúde mental equilibrada... Mães vocês são simplesmente Mães, gigantes por seus filhos, humildes por seus filhos, amor em forma de ser humano.
 
Mãe não nascemos prontos, mas com vocês fica muito mais fácil, belo e agradável o caminhar.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 11/05/2013
Reeditado em 11/05/2013
Código do texto: T4286056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.