Homenagem à Professora Maria Filomena Souza Espíndola

Homenagem a Professora Mariazinha

Gostaria neste momento de minha vida, jazo 50 anos, homenagear minha querida Professora Mariazinha. Na minha quietude, faço aqui, nestas singelas letras, uma pequena sonoridade poética.

No magistério da vida, ela é a rainha. Na simpatia é, simplesmente, o calor do amor. Grandes emoções, cantadas, sonhadas em sala de aula: palmas, a plateia delira, o som das mãos vão tão longe, num espaço longínquo, no passado; presentes à nossa mente.

Minhas lágrimas são de emoção, monção: ventos poético, ditos nas palavras sábia da Mulher Maria. Consagrada nas ciências, na vida, nas vindas e idas. Silêncio!!! O aluno que não fica quieto, mas ela ensina, cai e levanta, todo mundo se espanta! É a Mariazinha ensinando dum modo estranho.

Do Carlos Drummond de Andrade ao Juó Bananère citados em versos nas palavras, no momento, pausado. Da princesa encantada, soberana do principado, das Letras: Mariazinha, terna, longânime e bela.

Ó Seu Raimundo! Viu o que tu fizeste. Vê que te arrependes e aparece prá dizer que tudo passa depressa. Sai de seu esconderijo e dê um grande amplexo na minha, nossa, Professora e diz prá ela, que nós a amamos...

O tempo tarda, mas não nega que temos uma Mariazinha que encheu, comoveu os educandos, magistrados e doutores. Muitos a esqueceram; outros estão aqui, bem perto de seu coração, emoção, que bate a cada instante do tempo, dizendo lá dentro que ainda existem pessoas boas neste mundo desacreditado.

Palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas, palmas..........prá Ela!

Robson Gomes Barbosa
Enviado por Robson Gomes Barbosa em 13/06/2013
Reeditado em 24/10/2014
Código do texto: T4339548
Classificação de conteúdo: seguro