Lázaro Teixeira o meu Papai

Você guiou meus primeiros passos,

E disse: Que o levantar é mais importante que estar em pé.

Ensinou-me que respeitar o semelhante é mais importante que o sucesso.

Ensinou-me que o amor ao próximo leva a Deus, e cultivar a benevolência recreia a alma.

“Que o temor do Senhor é a Sabedoria e apartar-se do mal é a inteligência!”

Que a honestidade está acima dos homens e que a sublimidade está abaixo de Deus.

Que a caridade subsistirá e que misericórdia alcançará misericórdia.

Que receber o estrangeiro e não dispensá-lo vazio é sabedoria.

Dar palavras quando precisarem de palavras, afago quando afago, pão quando fome, dinheiro quando necessidade, amor quando desafeto, porto seguro quando desalento.

Que a vida não é de brincadeira e que o encontro pode ser uma só vez.

Que se não semear não se colhe e que se colhe apenas o que se planta.

Que a família é uma bênção, mas a salvação é individual.

Que cada homem é superior a mim em alguma coisa.

Que a mulher é um ser excelente quando sábia, mas diabólica quando não sabe usar sua beleza.

Que os homens são anjos quando com Deus, mas malditos quando sozinhos.

Que os animais são dignos de nosso respeito e acolha e que a natureza não é nossa.

Que a água é vida e que não deve ser temida.

Que um homem deve quando deixar esta terra deixá-la melhor do que encontrou e partindo, deixar um rastro de amor.

Que o coração deve ser puro e as mãos limpas e os pés retos, mesmo em caminhos tortuosos.

Que o repartir multiplica e que o negar míngua.

Que quando dou recebo antes de dispensar e que quando busco o meu bem-estar com ganância espalho o pouco que consegui.

Pena que tão pouco pus em prática tuas palavras e estas mesmas gostaria de tê-las em meu poder para poder descrevê-lo, mas digo-te: Se quando me for daqui e Alguém me disser que devo voltar minha resposta estará na ponta da língua se eu a tiver:

— Volto sim, volto se for novamente filho de Lázaro Teixeira!..

... E Maria Dias? Ah! Ela é a Rainha Perfeita para qualquer Rei, mas escolheu Reinar Soberana ao lado do meu Papai!..