VENTOS HUMANOS


Passeando pela internet, quem gosta de ler se extasia mesmo, com tantas informações. Num desses passeios, nao sei como chego  a Pio XII - não lembro mais o que estava procurando e fui parar nele. Minha surpresa foi imensa ao saber fatos de sua vida. Fatos que não conhecia, que jamais alguém tinha me falado ou que jamais tinha lido em lugar algum. Acho que vale a pena ler a vida dos Papas  (nos dá mais visão sobre a própria história humana)  mas nem foi por causa da visita do Papa Francisco que fui buscar Pio XII - não lembro mais o motivo mesmo.  Mas o que importa? (***) O importante é descobrir o que vai aqui abaixo, de tanta importância, tanta... e tão escondido, tão desconhecido da maioria das pessoas (eu me incluindo) .... os grandes seres realmente fazem muito e poucos são os que lêem seus passos. Foi um prazer conhecer Pio XII  (e seus companheiros de luz)  mesmo com atraso de décadas.


  """Quando, em 10 de Setembro de 1943 os nazistas invadiram Roma, o Papa abriu a Santa Sé aos refugiados, estimando-se que tenha concedido a cidadania do Vaticano a entre 800.000 e 1.500.000 de pessoas, e nos meses em que Roma se encontrava sob ocupação alemã, Pio XII instruiu o clero italiano sobre como salvar vidas usando de todos os meios possíveis. Cento e cinquenta e cinco conventos e mosteiros em Roma deram asilo a aproximadamente cinco mil judeus. Pelo menos três mil encontraram refúgio na residência de verão do pontífice, em Castel Gandolfo. Sessenta judeus viveram por nove meses dentro da Universidade Gregoriana e muitos foram escondidos no subsolo do Pontifício Instituto Bíblico. Seguindo as instruções de Pio XII, muitos padres, monges, freiras, cardeais e bispos italianos empenharam-se para salvar milhares de vidas judias. O cardeal Boetto, de Gênova, salvou pelo menos oitocentas vidas. O bispo de Assis escondeu trezentos judeus por mais de dois anos. O bispo de Campagna e dois de seus parentes salvaram outros 961 em Fiume.""

"""Papa Pio XII (em italiano: Pio XII, em latim: Pius PP. XII; O.P., nascido Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli; Roma, 2 de Março de 1876 — Castelgandolfo, 9 de Outubro de 1958) foi eleito Papa no dia 2 de março de 1939 até a data da sua morte."""


 
Fonte:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_XII

Foto: Google


(***)   minha irmã agora se encarregou de me refrescar a memória: ela havia me falado de uma  bela e profunda oração criada por Pio XII na época da Guerra ...  e por sinal, ainda muito atual. Foi dai que partí para a pesquisa.