RADHA BURNIER


Profunda admiradora da Sociedade Teosófica  desde há muitas décadas, venho expressar meu pesar pela passagem  da sua presidente internacional, sra. Radha Burnier no dia 31 de outubro de 2013, em Adyar, na Índia.

Abaixo, extrato de um texto da Sociedade Teosófica, sobre sua vida. Deixa ao mundo um legado de luz - daquela luz que provém dos grandes seres, cujos raios permanecerão iluminando os seres de boa vontade para sempre.

A todos os teósofos e simpatizantes,  meus sentimentos e o desejo para que o archote da  busca pela real fraternidade humana continue a ser carregado por mãos que jamais esmoreçam.



"""""31/10/2013 - A presidente internacional da Sociedade Teosófica, Sra. Radha Burnier, faleceu em Adyar, na Índia, nesta quinta-feira (31/11/2013), às 21h (horário de Adyar - 13h30 no horário do Brasil), aos 89 anos. A principal dirigente da instituição, que teve morte natural, ocupava o posto de presidente da ST desde 1980.
 
A notícia é recebida com pesar em várias partes do mundo. "A Sra. Radha Burnier dedicou toda a sua vida ao movimento teosófico e teve uma história bastante significativa. Ela contribuiu para que a Sociedade Teosófica permanecesse fiel aos seus objetivos e inspirou pessoas de diversas partes do mundo com a sabedoria dos seus ensinamentos. Era uma pessoa forte e amável, altruísta, fraterna, uma alma de diamante, que deixa um grande legado para a humanidade", afirma o presidente da Sociedade Teosófica no Brasil, Marcos Resende.
 
Radha Burnier estava em seu quinto mandato como presidente da Sociedade Teosófica, tendo tomado posse como sétimo presidente em 1980. Antes disso, ela serviu à Sociedade em diferentes funções por mais de trinta anos. Tendo obtido mestrado em sânscrito pela Universidade Benares Hindu, Radha trabalhou com Jiddu Krishnamurti por longo período e também foi expoente da dança clássica indiana.
 
Ela lecionou em todo o mundo sobre temas relacionados à espiritualidade. Suas palestras e textos são conhecidos pela clareza de pensamento e profundidade de visão. A Universidade Nagarjuna, Índia,conferiu a ela o títutlo honorário D. Litt, em 1984, por seu trabalho na promoção da aprendizagem e valores.
 
Radha fundou, em 1968, o Movimento Nova Vida para a Índia, cujo objetivo é criar uma consciência na juventude indiana de direito de cidadania. Ela também foi a presidente de vários centros Teosóficos nos EUA, Austrália, Holanda, entre outros.
 
Radha nasceu na sede da Sociedade Teosófica em Adyar, Chennai, em 15 de novembro de 1923. É filha de N. Sri Ram, que foi o quinto presidente da Sociedade Teosófica. Seu avô, A. Nilakanta Sastri, foi um dos primeiros membros da Sociedade.""""


fonte:
          
http://www.sociedadeteosofica.org.br/noticias.asp?item=2486


foto: sra. Radha Burnier
theosophy.katinkahesselink.net