UMA ESTRELA SOLITÁRIA SE APAGA!!
 
Com que emoção escrevo essas letras...não sou especialista em futebol,mas este homem,NILTON SANTOS merece falar e desabafar alguma coisa...
Conheci-o em Brasília,em 9 de agosto de 2001, quando fomos condecorados com a medalha de mérito pelo Tribunal Superior do Trabalho.
Nilton Santos era uma personalidade simpática e agradável e possuía estofo moral de um autêntico líder e virtual esportista em todos os sentidos.
Vejo-o no salão nobre do Botafogo e não vejo a bandeira nacional... É uma lástima este País!!
Nilton  Santos participou de 13 copas do mundo,sendo vitorioso em duas,em 1958 e 1962. Éramos felizes e não sabíamos. Alguns de nós temos uma memória curta para não falar impiedosa... não há para NILTON SANTOS a bandeira brasileira. Só a do Botafogo –o único clube que jogou na vida.Aquele clube simpático da “estrela solitária”...
Em 1950,no “Maracanaço”,onde Giglia calou o estádio lotado e até hoje o fato é reprisado em  prosa e verso... Nilton Santos,por ordem do técnico,saiu no primeiro para o segundo tempo e não viu o gol que calou o estádio maior do País. Saiu quando estava 1 x 1.Nem chegou a ver o gol do uruguaio.
Se jogasse o 2º. tempo talvez esse resultado não seria a favor do Uruguai,até hoje marcado pela eternidade do esporte procedente da Inglaterra e adaptada com pompas e circunstâncias pelos brasileiros... o futebol. Ninguém esquece e ninguém perdoa o que ocorreu...ainda mais era a inauguração do Maracanã. (imaginem). Tinha 9 anos em 1950, era criança, mas já sentia a tristeza do povo brasileiro.
Agora,está tudo mudado, prepara-se para uma Copa sem nenhuma motivação, acidentes com mortes em três estádios em obras e construções,indiferença do povo ante os problemas maiores que as comunicações divulgam incessantemente dos problemas nacionais,sempre insolúveis. O País vive momentos ainda da tensão do movimento de junho do corrente ano. Não há a alegria dos anos 50 e 60 e a chamada cordialidade virou gás lacrimogêneo e pimenta,além da bagunça e bombas contra manifestantes. O Brasil dos anos 50 e 60 não é mais o de hoje...Mesmo perdendo para o Uruguai éramos felizes e não sabíamos.
Vai amigo NILTON SANTOS –estrela solitária- nosso lateral esquerdo que marcava gol contra a vontade do técnico Feola,mas,depois,foi abraçado por todos na Copa...após a vitoria.
Vai NILTON SANTOS fique em paz –você sempre será uma estrela solitária neste universo de brasileiros bons e os canalhas(modernos) que envergonham a nossa história... Jamais esqueceremos de você.
UMA ESTRELA SOLITÁRIA SE APAGA