<> "MANDOU BEM," MANDELA <>

São 20 horas do dia 5-12-13

Mandela acabou de morrer e

eu lhe presto uma simples homenagem:

Hoje o planeta deveria fazer um minuto de silêncio para reverenciar um dos maiores estadistas da Era Moderna. Um dia, um rapaz negro abraçou o ideal de uma sociedade livre, contra o segregacionismo do ‘apartheid’ na África do Sul (1958). Seu destino foi o cárcere, e sua pena, prisão perpétua numa jaula de 2,50 por 2,10 metros. E por lá ficou por 27 anos. Passou da mocidade à velhice enjaulado como um bicho, mas não se arrefeceu. A África tinha 20% de brancos opressores e 80% de negros oprimidos quando o ideal multiétnico de Mandela inundou o País. Só em 1990 , quando um clamor nacional bradou ao então presidente Frederik de Klerk (um serviçal dos ingleses), veio a liberdade. Em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro, e refundou a África do Sul, pondo em marcha seu sonho multiétnico. E quando o A África esperava a criação de uma "Comissão de vingança", ele disciplinou seu justo ódio e criou a "COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO." Em 1993 ao ser condecorado com o Premio Nobel da Paz, disse em seu discurso:- "Para odiar é preciso aprender a odiar. Se pode aprender a odiar, também se pode aprender a perdoar".

Me lembro da Copa do Mundo de 2010 na África. Ele já nonagenário, era esperado para a “abertura” perante a imprensa de todo o planeta. Mas na manhã de 11-06, sua bisneta faleceu vítima de um acidente. Mandela, durante o campeonato, só fora visto uma vez, por ocasião do funeral da neta. O Sr. Blater, já então presidente da FIFA, exerceu terrível pressão para que ele comparecesse à festa de encerramento para entrega do troféu ao campeão mundial. Nessa noite , quando o locutor anunciou a entrada de Mandela (já debilitado, aos 92 anos), o mundo inteiro o ovacionou (baba, Dilma!!). Ele deu uma volta de três minutos pelo gramado em um carrinho elétrico e NÃO ficou para a grande festa.

Descanse em paz Nelson Mandela...Hoje o mundo ficou MENOR.