NELSON MANDELA:UM EXEMPLO AOS POLITICOS.
 
Só de saber que Nelson Mandela ficou em seu País- África do Sul- 27 anos preso,por razões políticas,eis que denunciava o “apartheid” dos brancos invasores e exploradores -ingleses e holandeses...sem direito a nada e quebrava pedras,no presídio,de onde originou sua complicação pulmonar,agravada com o tempo...Morre aos 95 anos,um homem que seria  o paradigma da perseverança contra injustiças no mundo. Exemplo à humanidade. Replicando Euclides da Cunha em Os Sertões diríamos: “Mandela antes de tudo é um forte”.
Sua prisão seria perpétua não fora que,embora preso e no silêncio de uma minúscula,cela incomodava os invasores e exploradores da África negra.
A África do Sul é riquíssima em minérios e é de lá que saem diamantes para enfeitar as madames do chamado primeiro mundo e também nas confecções de brocas para as perfurações petrolíferas...só o diamante agüenta essa atividade,nas sondas de pesquisa. Só Mandela aquentaria passivo essa dominação,embora no inicio pensou em pegar em armas pela ANA.Muitos dos seus foram mortos pelos cruéis dominadores,que no século passado mantinham distância entre a dominação e os dominadores.(donos da terra).
O mundo é assim, os colonizadores nada fizeram em benefício dos nativos sul-africanos,que eram “estrangeiros” dentro de seu próprio País. Havia escola para brancos e para negros... ônibus para brancos e para negros... isso é que chama “apartheid”. A África é vitima desses “colonizadores” entre eles,Portugal,Itália,França,Bélgica e outros...Quase nada mudou até hoje embora o colonialismo do século XIX e XX já se esgotou em vários países africanos,em alguns,dando lugar a ditadores  negros,também impiedosos com seus naturais mais politizados... A vida como ela é... infelizmente. Mais ainda ha corrupção de políticos e “chefetes” que apóiam essas ditaduras inclementes e impiedosas...Negros oprimindo negros...
Mas MANDELA formou-se em Direito para aprender a administrar o que justo e injusto e hoje sua figura é paradigma para muita gente,aqui neste País- o Brasil. Aqui estamos em fase de execução do chamado “mensalão” e o que se depara é a covardia de antigos “guerrilheiros” do passado,que não aceitam penas amenas da chamada DEMOCRACIA,PÓS 1988...O STF é obrigado a receber propostas indecorosas daqueles que “trambicaram” atrás de legendas partidárias que nem merecem ser citadas.
Mandela preocupou-se em erradicar a AIDS de seu País, fenômeno pandêmico em toda a África Subsariana... e conseguiu,mesmo após da liberdade a aproximação de brancos e negros,numa comunidade,que ainda deixa a desejar... Existem pobres ainda na África do Sul e favelas, ante a riqueza de políticos negros corruptos que,sucederam o líder e não caminharam a vertente de Mandela, que após eleito presidente não quis a reeleição,não ficou rico e hoje ganha a fama de um homem universalizado, que não tinha rancor dos invasores...para tornar a África do Sul um só País.
Mandela deixa um legado às gerações futuras... uma preciosa herança...o amor ao próximo, o humanismo, a igualdade racial, a tolerância, a liberdade, a erradicação da miséria, a diminuição de doenças e da AIDS. A humanidade deve-se orgulhar desse homem, que ultrapassou todos os tabus e preconceitos,vencendo pela palavra-era um grande orador- e igual a  Marther Luther King,que morreu precocemente,assassinado..por fanático e idiota. Mais uma vez a humanidade perdeu...
O ideal libertário tem seu preço... no Brasil,os condenados-políticos pelo “mensalão” são meros “anões” perto de NELSON MANDELA,para os compatriotas...lá da África.
JAMAIS ESQUECEREMOS SUA PASSAGEM AQUI NESTE PLANETA COMPLICADO, MANDELA- DESCANSE EM PAZ....