UM ANTEPASTO QUE REPRODUZO: LEMBRANÇA DA CHURRASCARIA "A CARROÇA"

Há muitos anos frequentei a churrascaria A Carroça, estabelecida no início da Via Anchieta, altura do Moinho Velho, no Ipiranga.

Lugar muito bem frequentado, com rústica decoração, tinha as paredes repletas de cartõezinhos de visita.

Pratos simples, bem feitos, atendimento perfeito: codorna, espeto misto, rã, carnes nobres.

Marcou-me, entretanto, pelo antepasto.

A memória gustativa ficou e, com a casa na praia, reproduzo a entrada que saboreava com tanto prazer: feijão, farofa e cebolas.

O feijão, macio e sem tempero, era escoado e mantinha a consistência dos grãos.

Não havia novidade na farofa, coisa simples.

A cebola, entretanto, era uma iguaria à parte. Com ela, cobríamos, no prato, os outros dois elementos. Marcava pelo sabor.

Da vontade de saborear outra vez a iguaria passei a reproduzi-la:

Corto as cebolas em rodelas, cubro com azeite de boa qualidade e um pouco de vinagre, acrescento sal, manjericão (ou cheiro verde) e, se o caso, um pimentão vermelho colhido da horta. Quanto mais curtido, mais saboroso.

N'A Carroça mantinham um barril com as cebolas, que chegavam curadas e amareladas do azeite.

Em casa, um pote de cinco litros não chega para a família e os amigos que recebo para o churrasco, de maneira que jamais bastam.

A Carroça fechou. Não existe mais. Ficou a lembrança e a gratidão por ter existido. Pelos agradáveis momentos que vivi e que agora, no conforto de meu lar, posso relembrar e reviver.

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.