Para ninguém dizer que eu não falei das rosas... (Homenagem à Pessoa)

As nuvens são sombrias

Mas, nos lados do sul,

Um bocado do céu

É tristemente azul.

Assim, no pensamento,

Sem haver solução,

Há um bocado que lembra

Que existe o coração.

E esse bocado é que é

A verdade que está

A ser beleza eterna

Para além do que há.

Fernando Pessoa, 5-4-1931

Fiz questão de começar meu discurso com essa poesia de Fernando Pessoa, só para mostra-lhes que nossas mães não nos mentiam quando diziam: "Meu querido, tudo vai dar certo."

Bom, acreditemos ou não, as coisas não dependem apenas do nosso bel-prazer, temos governantes, chefes, professores, temos sempre pessoas que têm que aderir as nossas idéias para que elas saiam do papel. Mas quero chamar-lhes a atenção para alguém que mesmo sabendo disso afrontou a realidade para que sua poesia chegasse aos ouvidos de todos aqueles que precisariam senti-las.

Uma criança com uma condição financeira estável e que tinha tudo para ser, como os outros rapazes do século passado, um garanhão que não discutia política e que se recusa ser humilde, mas Fernando Pessoa não... Para não me prolongar, citarei duas coisas na vida de Fernando Pessoa que eu gostaria que meus caros leitores revissem: Ele viveu quase toda sua juventude na África, fazendo o quê? Pesquisando, Estudando, Burilando as "doenças sociais" do lugar, e depois, o fato de Pessoa escrever tão solidamente, o diferencial do ser humano: saber que um dia vai morrer...

Talvez haja pessoas que estejam lendo isso e digam que não aderem A IDÉIA, peço que questione, mas aquelas que sabem até mais do que eu, por favor, da próxima vez que vocês estiverem saindo de casa e notarem uma nuvem negra no céu, não pensem apenas que vai chover, e sim, filosofem...

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,

Não há nada mais simples.

Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.

Entre uma e outra todos os dias são meus."

Pessoa

Pollyana Bastos
Enviado por Pollyana Bastos em 30/04/2007
Código do texto: T469961