Amigo secreto literário

AMIGO SECRETO LITERÁRIO

(dedicatória publicada no jornal "Diário Catarinense" de 24 e 25.12.13)

Cronistas do DC recomendam livros como presente de Natal para personalidades que marcaram o ano

Que livro você daria para Caetano Veloso? E para a presidente da República ou o governador do Estado? Se tivesse a oportunidade, que mensagem gostaria de passar para alguma personalidade famosa? Convidamos os cronistas do "Variedades" – incluindo Victor da Rosa, que deixou o posto há pouco tempo – para escolher pessoas que foram destaque em 2013 no Brasil ou no mundo e simbolicamente dar-lhes de presente um livro.

Nesta brincadeira de Natal, as celebridades que protagonizaram polêmicas, como o rei Roberto Carlos e as biografias, ou mudanças importantes na sociedade, como o papa Francisco, receberam presentes com recados bem-humorados.

E você, que livro daria e para quem? Conte sua sugestão de presente no www.diario.com.br, nos comentários desta matéria no site.

(Mônica Foltran - monica.foltran@diario.com.br - colaborou Carol Macário)

UM LIVRO PARA O MEU AMIGO SECRETO

Ninguém imagina quanto agradeço aos céus pelo amigo secreto que me coube presentear! E presentear com um livro, a delicadeza mais nobre que se possa imaginar!

O meu amigo secreto é... - Roberto Carlos!

Comprei o livro que te presenteio na Shakespeare & Co., de New York, em dezembro de 2003. Esperei esse tempo todo por alguém que o merecesse. Não vou te contar que custou 1,50 dólares, mas é a tua cara, amigão. Melhor: a imagem da tua cabeça, do teu cérebro. Tenho certeza que vais A-DO-RAR! É leitura que não cansa nem chateia. Leva por título "William Morris Notebook", numa edição da Dover Publications, Inc., de Mineola, NY, e compõe-se de 64 páginas - todas em branco, de um vazio imaculado!

Nele, Betão, nas entrelinhas do texto, descobrirás que contam a tua história. O que é inadmissível. Sei que processarás o infrator e ganharás muito dinheiro com isso! Desejo-te augusto sucesso nesses teus empreendimentos à margem da música.

Aliás, vou mandar buscar outros exemplares da obra: há mais gente, inclusive em Santa Catarina, que faz jus a igual mimo.

De: AMILCAR NEVES

Para: ROBERTO CARLOS

--

Amilcar Neves é escritor com oito livros de ficção publicados. A partir de 26 de agosto de 2013 integra o Conselho Estadual de Cultura, na vaga destinada à Academia Catarinense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 32.

(...) aquele 1965 em que éramos jovens, românticos e puros. Incontaminadamente puros. (...) Havia uma visão do coletivo, que hoje se perdeu, como também se extraviou (ou até soa ridícula) aquele ideia de "salvar a pátria", de interessar-se pelos problemas do País e do mundo porque eles habitavam nossa consciência.

Flávio Tavares, "Memórias do Esquecimento"