Gabriel García Marquez

"Todo mundo quer viver em cima da montanha,

sem saber que a verdadeira felicidade está

na forma de subir a escarpada."

Gabriel García Marquez

A beleza verdadeira está em lutar e não em conseguir a coroa, a medalha, o troféu. A ida te mostra detalhes do caminho, o percorrer uma estrada é tão mágico quanto voar ou sonhar. Observe de sua janela, perceba no seu rosto, sinta na sua saliva o tempo, o vento, o presente. Deixe que o tempo te surpreenda, que o momento te faça, se deixe acontecer. Quando voltamos a estrada já não é a mesma porque o interesse mudou, a ida é sempre mais intensa, mais nova, mais interessante, mas, se um dia tiver que voltar preste atenção também na volta. Árvores novas estarão no caminho, outras flores, sabores, odores. Cada arbusto pode ter mudado de lugar. Sinta a beleza também da volta. É contínua a vida, ela não para por que você chora, sente dor. Ela continua a mostrar que você está vivo apesar das dores, das perdas. Temos que aprender a perder também, e quando, sentirmos que a dor nos ensina, que ela nos deixa mais fortes, aí estaremos menos vulnerável, podemos viver melhor. Seja acima de tudo livre, dê liberdade para as pessoas ao redor. Precisamos respirar sem cadeados, falar sem censura, amar sem cobrar.

PS: Gabriel García Marquez marcou muito uma parte de minha vida. Quando vi a notícia de que ele partiu para outro Plano senti vontade de escrever. É um sentimento, não de perda, mas de separação e isso me tocou bastante.

Gabriel García Marquez
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 17/04/2014
Reeditado em 18/04/2014
Código do texto: T4772763
Classificação de conteúdo: seguro