VINTE ANOS SEM AYRTON...

Existe uma emissora de rádio que passa noticiários a cada vinte minutos e na sua chamada explica que em vinte minutos tudo pode mudar. Se em vinte minutos tudo pode mudar, imagina em vinte anos.

Vinte anos, vinte anos faz que Ayrton Senna partiu, partiu de uma maneira tão rápida como foi sua trajetória nas pistas.

Vinte anos, muita coisa mudou no mundo, no Brasil, na minha vida.

Mudanças, cidades novas, amigos novos, chegadas, despedidas, chegadas, meu pai se foi, minha filha nasceu, cresceu, entrou na faculdade.

Vinte anos, muitas coisas mudaram, menos a emoção que sinto ao ver e rever as corridas que marcaram minha adolescência inicio de juventude.

Escrevi há alguns anos sobre Ayrton sobre as manias que tinha ao assistir as provas, as corridas imaginárias, enquanto caminhava da Avenida Bezerra de Menezes ao Colégio Liceu do Ceará.

Posso até está repetindo coisas que já escrevi. Mas não importa.

Importa é que fui um privilegiado, tive por dez anos shows dominicais daquele que marcou uma geração. As ultrapassagens, as curvas, as poles, as vitórias, os títulos e até as batidas nos enchiam de emoção.

Era bom demais acordar aos domingos, assistir as corridas deitado no sofá da sala da casa dos meus pais, coincidentemente onde escrevo agora e só sair do sofá quando a corrida terminava. A não ser, é claro, se Senna saísse da prova e o ritual de não me levantar da poltrona, não tinha mais sentido.

É incrível como depois de vinte anos momentos ainda continuam na nossa cabeça, os duelos, as disputas, corridas na chuva, as bandeiradas, Senna no lugar mais alto do podium.

Em vinte anos muitas coisas mudam, mas não o fascínio de ver aquele cavalheiro que com capacete verde e amarelo levava junto naqueles carros a esperança., o orgulho de cada brasileiro que aprendeu a admira-lo, a respeitá-lo, a ama-lo.

Mesmo depois de vinte anos, me arrepio, as lagrimas escorrem quando revejo aquelas cenas, parece que estou vivendo tudo aquilo novamente.

Em vinte anos muitas coisas mudam, menos a sensação de menino que acompanhava nas manhãs de domingo os shows, os espetáculo de Ayrton Senna da Silva, Ayrton Senna do Brasil.