MUSA DAS LETRAS! (EC)

E, naquela brincadeira feita entre Amigos que participam de equipe que tem como desafio quinzenal (inicialmente era semanal...) de produzirem textos a partir de temas sugeridos pelos integrantes, foi alvissareira a proposta desta quinzena.

Exultei!

Chegou a hora de enaltecer tudo o que sinto acerca de, para mim, especial participante da equipe, que foi a ‘culpada’ de sua insistência em prosseguir por tanto tempo, buscando proficiência em, ao menos, conseguir aproximar-se em criatividade, competência, coerência, sensibilidade, métrica, concordância, enfim, tudo o que necessita um razoável ‘escrevente’ em atingir uma boa parcela de aceitabilidade em seus escritos.

Com ressalvas, haja vista a enorme responsabilidade que tem para tentar, sem parecer bajulador, piegas e até ridículo perante os demais participantes e até mesmo da própria homenageada, busco inspiração lendo e relendo os textos postados na escrivaninha desta musa inspiradora!

Desde os primórdios dos escritos da eleita, repletos de várias formas que englobam: Acrósticos, Artigos, Cartas, Contos, Cordel, Crônicas (o seu carro-chefe), E-livros, Entrevistas, Frases, Homenagens, Humor, Infantil, Letras de música, Mensagens, Natal, Orações, Poesias, Poetrix, Prosa Poética, Resenhas, Roteiros, Trovas... E, havemos de convir, com uma magnitude e sensibilidade dignas de nota máxima!

Como homenageante, desde o inicio de minha inserção pelo site que me propiciou os primeiros passos pelo mundo da escrita, fiquei verdadeiramente fascinado pela forma concisa e precisa na atuação desta ‘musa’, e uma das principais razões, aliada a tantas outras que a dignificavam era o tremendo senso de administração de seu tempo, haja vista que aliadas ao tempo despendido com a postagem de seus textos, ainda atuava como gestora da equipe, orientando novos integrantes que decidiam fazer parte da equipe, cuidando de organizar e distribuir as sugestões inicialmente semanais e posteriormente quinzenais, dos temas sugeridos e que deveriam ser atendidos pelos participantes, manter atualizadas as páginas com os textos desenvolvidos em atendimentos aos temas propostos, atender sugestões dos integrantes em relação a eventuais modificações que se tornassem necessárias e/ou viáveis, sendo que também, como todos os outros, tinha ‘do lado de fora, que gerir sua própria vida pessoal.

E, pelo ‘andar da carruagem’ e com a convivência internáutica, o homenageante foi deduzindo que não era também de menor contingente de atribulação!

Dedicada às coisas animais, tratava de dar guarida aos animais abandonados, participando de ONG, para a qual tinha de, além de prestar assistência aos animais que se encontram em situação de necessidade, angariar recursos para estas assistências! E, sua própria residência, servido de guarida para abrigo de vários destes animais sem abrigo!

E, como ninguém ‘vive de brisa’, tem de buscar seu próprio sustento e subsídios para realizar com dignidade o trabalho solidário aos animais a que se propôs. Então, tem seu emprego, tendo de cumprir jornada semanal. E como para esta correria, frequenta academia com o fito de manter ‘em dia’ sua forma física e mental; pratica tênis, que é um esporte ‘quase completo’ e que ajuda no mantenimento desta forma!

E tem participação no mundo das letras também fora do site acima referido, tendo participação ativa em Associação de classe em sua estado/domicilio, o que a levou, com todos os méritos a ser portadora de uma cadeira na Academia de Letras do município, lhe sendo outorgada a suprema honra de ocupar uma cadeira e ser guindada à condição de IMORTAL.

Advieram daí, inúmeras participações em saraus, palestras, exposições, participação como jurada em concursos literários, participar da diretoria de organizações que tratam de literatura, etc.

E a moçoila não para por ai...

Enveredou, juntamente com um primo músico, na elaboração de músicas, nas quais é letrista e, por vezes, até intérprete!

Incansável, ainda resolveu ‘encarar’ coluna semanal em jornal de razoável circulação em seu estado/domicilio, redigindo sempre atualíssimas crônicas abordando acontecimentos marcantes do cotidiano nacional.

Haja fôlego!

É de bom teor frisar que, no âmbito MUSA, aqui e acolá sempre pulularam figuras pelas quais denotei apego e afeição, cada uma em sua linha de atuação. Inclusive no site mencionado onde ‘ouso’ apor amadores textos, há várias que posso dar conotação de MUSAS, sendo, no entanto que, em relação à referida no contexto da homenagem, posso classificar como minha MUSA DAS LETRAS!

No alto desta classificação, sem dúvida alguma, há duas que sobrepujam tudo o que se possa imaginar em relação à minha admiração em relação às atividades que brilhantemente desempenham, pelas quais chego à veneração: Minha falecida mãe e minha, primeira, única e quiçá, única companheira por toda uma vida, minha queridíssima esposa!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - O Tema e a Musa

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/otemaeamusa.htm