Padre Dagmar: Sonhos Cantados

Padre Dagmar: Sonhos Cantados

No dia 07 de Maio de 2006, Sousa perdeu Padre Dagmar: O pastor do Bom Jesus. Um sacerdote queridíssimo pelo povo sousense, que pela história de fé e de luta que construiu ao longo de sua vida, jamais será esquecido na “cidade sorriso da Paraíba”.

Padre Dagmar Nobre de Almeida nasceu no dia 19 de Dezembro de 1935, no Sítio Jenipapeiro, que hoje, é município de Riacho dos Cavalos. Em 1967, ordenou-se padre, em Catolé do Rocha. Em Sousa, chegou no dia 30 de Janeiro do ano de 1972, para fazer história e conquistar o coração dos sousenses. A partir de então, passou a desenvolver um importante trabalho sócio-religioso, como vigário da Paróquia do Bom Jesus Eucarístico Aparecido de Sousa, a Igreja do Milagre Eucarístico.

Seu trabalho era voltado para a evangelização e a assistência aos mais humildes e carentes, em Sousa e em regiões da Grande Sousa, como Lastro, São Francisco, Santa Cruz, além de outros municípios fora da “cidade sorriso.” Seu legado é vasto e importante para a sociedade sousense, que sempre foi aconselhada por esse religioso. Seus conselhos e ensinamentos ajudaram inúmeras famílias sousenses, que procuravam o mesmo para aconselhá-los em momentos de conflitos familiares.

Padre Dagmar também foi bastante atuante enquanto administrador da Paróquia do Bom Jesus. Na qualidade de grande amigo de Zé Gadelha e de seus filhos, conseguiu com os mesmos inúmeras verbas e doações, que ajudaram a crescer esse belíssimo templo. Seu trabalho mais conhecido é o funcionamento do abrigo para idosos, Jesus, Maria e José, que ampara os necessitados da terceira idade.

Por essas e outras razões, ele era muito respeitado pelos sousenses, que até hoje, não esqueceram a importante passagem dele pela terra dos dinossauros. É impossível não se lembrar desse esplêndido sacerdote, ao entrar no Santuário do Bom Jesus. Por seus feitos realizados, por sua bondade, por seu interesse nos problemas do povo de Sousa e região, tornou-se um padre inesquecível.

Padre Dagmar também se revelou um excelente cantor. Através da música ele evangelizou e manteve um diálogo com os fiéis. Gravou dois CDs, o primeiro, denominado Meus Sonhos e o segundo com o título Sonhos Realizados. Suas músicas retratavam sua relação de amizade com a sociedade sousense. Nelas, o religioso fazia uma homenagem a algumas personalidades sousenses.

Tratava-se de um padre alegre, dinâmico e criativo. Suas canções tinham o poder de nos contagiar e até de nos tornar mais patriotas. Como esquecer a famosa e emocionante letra de uma delas: “Vem cá, vem cá, vem cá, Sousa toda me abraçar?

Com certeza, se não fosse sua morte ainda prematura, aos 70 anos de idade, ele teria lançado muitos outros CDs, já que sonhos não lhe faltavam, era um sacerdote sonhador e capaz de fazer nascerem sonhos nos corações dos seus fiéis.