Bandeira Branca!

Bandeira Branca

Sempre admirei muito o ex-deputado federal e ex-senador, Marcondes Gadelha, apesar de não conhecê-lo pessoalmente. No entanto, conheço através da história, e de ouvir minha família tecer elogios ao mesmo. Venho de uma família que admira os Gadelhas, especialmente Marcondes, “o homem da bandeira branca”.

Marcondes Iran Benevides Gadelha nasceu em Sousa, no dia 23 de Setembro de 1943, filho de José de Paiva Gadelha e de Miriam Benevides Gadelha, o casal mais tradicional da “cidade sorriso”. Formou-se em medicina e exerceu a profissão de médico por onze anos, mas foi na política que Marcondes construiu seu nome, e consagrou-se como um dos maiores ícones da história sousense.

Em 1968, Marcondes revolucionou em sua campanha para prefeito de Sousa, ao convocar os jovens para renovar aquele cenário político. Ele buscou inspiração no movimento da mocidade rebelde e inconformada, que naquele ano de 1968, queriam mudar o mundo.

Sua campanha foi inovadora, dinâmica e alegre, como são os jovens, marcada pela cor verde. Uma paródia da música Bandeira Branca, de Dalva de Oliveira, foi o tema desta campanha, tornando-se o hino da vida do filho de Zé Gadelha.

Até hoje, quando esta canção é tocada em Sousa, não tem como não se lembrar de Marcondão. Seus conterrâneos relembram com nostalgia e a nova geração fica encantada, ao saber que Bandeira Branca, marcou não só um tempo, mas a história da cidade de Sousa e a saga de um grande e ilustre sousense.

Ainda sobre esse ano histórico, vale ressaltar, que a convenção que homologou o nome de Marcondes Gadelha, candidato a prefeito, aconteceu no famoso Cine Moderno, no dia 23 de Setembro, data do aniversário do candidato. Esse dia ficou conhecido como o dia “M”, o dia “M” da história de Sousa.

Marcondes Gadelha não foi eleito nesta eleição, entretanto, fixou seu nome no coração dos sousenses, que o ajudaram a se eleger deputado federal por seis vezes e senador da república duas vezes. Em 1982, tornou-se o primeiro senador sousense, pós-estado novo.

Em sua atuação no Congresso Nacional, destacou-se por ser um defensor da transposição das águas do Rio São Francisco, um projeto importantíssimo para os nordestinos. Marcondão lutou por essa causa, enquanto esteve nos representando em Brasília.

Em 2001, no programa Show do Milhão, no SBT, apresentado por Sílvio Santos, Marcondes Gadelha encantou o Brasil com sua inteligência e letramento, e ganhou meio milhão de reais, que o político e intelectual, destinou uma quantia a Sousa. E quão é sua inteligência! Um homem que desde cedo aprendeu a estudar sozinho, devido a educação rígida que recebeu em um colégio na cidade de Patos; um homem de extrema intelectualidade, falando inglês, francês, espanhol e ainda lendo italiano, além de dominar o latim. Como escreveu o site Isto é Gente, “uma verdadeira enciclopédia ambulante.”

O fato é que Marcondes Gadelha é sinônimo de cultura, além de ser um político raro, dos que não se vê mais hoje em dia. É, e sempre será, “bandeira branca”.