Aline Gadelha: A Primeira-dama do Povo

No dia 07 de Dezembro do ano de 2006, vivenciei um dia muito triste, e acompanhei à distância, o funeral mais comovente da história de Sousa: O funeral da então primeira-dama, Aline Gadelha. A comoção da população foi imensa. Ninguém entendia como uma mulher jovem, bonita, generosa, dinâmica e no auge de sua carreira pública, havia morrido de repente. Lembro-me que inúmeras pessoas foram dá o último adeus a Aline, por isso,algumas tiveram que subir no portão da Casa Grande de Zé Gadelha, outras já no cemitério, tiveram que subir nos túmulos, para olharem o que elas não acreditavam que estivesse acontecendo: A última despedida à primeira dama do povo.

Toda a cidade chorava naquele fatídico dia. Nas agências bancárias, nos correios, nas lojas, não se falavam em outro assunto, mesmo quem não a conheceu, lamentava sua morte. Aline Gadelha era muito querida em Sousa, pois era uma primeira-dama atuante, que quebrou o protocolo para ser amiga do povão.

Foi exercendo o cargo de secretária de saúde, que ela se aproximou dos mais necessitados, como os ciganos, por exemplo, que a partir da gestão de Salomão Gadelha, passaram a ser mais valorizados em Sousa, devido ao esforço de Aline para incluí-los na sociedade. Aliás, quem não se lembra de ouvir o próprio Salomão, dizer ao discursar no enterro da esposa, que ela o ensinou a amá-los? Aline Gadelha aproximou-se da pobreza, e dessa forma, ajudou muita gente e fez a saúde chegar nos bairros mais pobres de sua cidade.

Ao lado do marido, ela lutou e trouxe o SAMU para a "cidade sorriso", possibilitando ao sousense o acesso a saúde. Portanto, pode-se afirmar que Aline Gadelha, contribuiu muito para uma transformação social em Sousa. Isso sempre foi visível a todos, o que explica o abalo que os sousenses sentiram no dia de sua morte. E quão foi o tumulto nas ruas dessa cidade naquele dia!

Eu, que acompanhei tudo através da Rádio Líder FM, posso dizer que chorei com aqueles populares a perda da secretária de saúde e primeira-dama, mais importante da história de Sousa, uma mulher que fez questão de trabalhar e deixar sua marca no seu município.