DA ILHA DE ITAPARICA À ACADEMIA:SURGIU UM IMORTAL.
Estou catatônico.Estou espantado.
No Rio de Janeiro,numa madrugada de sexta-feira,ao amanhecer de um sábado que poderia ser igual aos outros sábados da vida, morreu o imortal João Ubaldo Ribeiro,aquele que,no meu sonho ilusório, e ideal fantástico,jamais deveria morrer,prematuramente,embora era um “imortal” da Academia Brasileira de Letras,(ABL)na antiga Capital da República.Esta sucateada por JK,quando resolveu ir para o sertão e –esse sonho, custou caro ao País,até hoje- fundou Brasília... A “ilha da fantasia”.Pagamos caro por essa aventura-tresloucada!Tem o maior PIB e nada produz...Interessante.
Agora é tarde...o estrago já foi feito.Nada entendo de meio ambiente,nem de biologia,mas especialistas dizem que em Brasília -em razão do clima seco- já proliferação de mais ratos. E, os gatos não suportam a falta de umidade do sertão planaltino...(Não me comprometam,com outros atos e fatos paralelos com politicos e outros...).Estou só repassando uma informação científica.
Voltando:


Mas por quê digo no início – catatônico e espantado?
É muito simples,há anos e anos acompanho esse baiano de nascimento,o gênio literário,ora falecido,João Ubaldo,que por destino nasceu na Ilha de Itaparica,onde na década dos anos 80 passei alguns dias,na casa de um gentil amigo e colega,procurador federal que conheci em Campinas,quando chefiava a Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª. Região,que abrange quase todo o Estado de São Paulo,após a criação de mais um Procuradoria dentro de SAMPA.Coisa rara. Nenhum Estado brasileiro sofreu divisão assim,eis que São Paulo,Capital,já não suportava mais o movimento processual da área trabalhista. Pura necessidade. Nascia então a 15ª.Região,em Campinas e era o primeiro e único Procurador-Regional,na época,sem nenhum colega,sem funcionários e viaturas...
Lá da Bahia veio então um Procurador até Campinas para ajudar e a colaborar com a nova e recém instalada repartição federal(MPU).Ficamos amigos e, por especial felicidade,ao se despedir da terra de Carlos Gomes,(o grande músico mulato preconceitoado na época, na sua própria cidade natal), convidou-me a conhecer Salvador e também a Ilha de Itaparica,onde tinha uma modesta casa de veraneio.Tudo,naturalmente,de graça.O Procurador Regional –o chefe-(eu), na verdade era um “duro”.Jamais teria condições de ficar num luxuoso hotel de veraneio da Ilha de Itaparica que era mais de perder estrelas,mais de cinco até...no seu portfólio.Acho que até hoje ainda é assim!
Voltando:vendo no jornal que o genial João Ubaldo Ribeiro havia falecido com 73 anos,de embolia pulmonar,era fumante,tinha nascido em 23 de janeiro de 1941...
Repito:Fiquei,então,catatônico.Fiquei... espantado.Tomado de um contido pânico!
Tudo porque tirante a genialidade de João Ubaldo Ribeiro e sua gloriosa trajetória como escritor de cinco livros notáveis,artigos belíssimos no ESTADÃO e no jornal  GLOBO, e ainda membro da Academia de Letras(ABL),há em comum com este modesto escriba, do recanto das letras, algo sim preocupante e digo porquê,com absoluta simplicidade.Jamais chegarei onde ele aportou.Digo aportou porque nasceu na Ilha de Itaparica,lá na Bahia.Eu nasci no interior do Estado de São Paulo.
João Ubaldo Ribeiro tinha ao falecer 73 anos.                                   É minha atual idade.Pelo horóscopo- que não levo a sério- mas dizem que os aquarianos estão cem,de 100 anos à frente da atual geração... Paciência.Fico por aqui.Isso cheira imodéstia,mas vamos em frente.É o horóscopo que diz.
Data de seu nascimento,de Ubaldo : 23 de janeiro de 1941. Sou de 28 de janeiro do mesmo ano-(1941).João Ubaldo era mais velho que este escriba,vira-lata, só cinco dias...Repito:só cinco dias.
Hábito que,tinha,Ubaldo.E, agora chamam de vicio:Era fumante. Eu idem.Não me considero mais cidadão,eis que nem na privada pública se pode fumar mais...embora todos os metropolitanos pela fumaça dos veículos fumam mais do que se imagina,pela implacável poluição.Estão "ferrados",pois.
O prazo de validade de João Ubaldo venceu...agora. E o meu modestíssimo e insignificante prazo, por aqui, de validade...Qual,quando é?Quanto seria??
A genética talvez tenta explicar: é o DNA que manda.Ponto final.
Tirante essas vãs e curiosas coincidências...Estou muito triste,muito mais triste  que torcedor da seleção canarino de futebol,porque,além do País perder um talento brasileiro que não era mercadoria como um tal jogador chamado Neymar Jr. de futebol,tão a gosto de muitos,aqui e lá fora,ele –o nosso João Ubaldo Ribeiro não mais escreverá nada,não fará nenhuma crônica ou conto...Para mim João Ubaldo não tinha preço...Só por curiosidade,a última crônica que escreveu tinha o título: “O CORRETO USO DO PAPEL HIGIÊNICO”. Uma crítica à ingerência do Estado,o “Big Brother” deste País.E seus governantes etc e tal.Ubaldo,com ironia,acertou “na mosca”.
Recomendo essa leitura...ainda há tempo, minha gente. Para quem gosta de escritor de primeira grandeza e reconhecido mundialmente.É lido também na Alemanha...país dessa seleção simpática de futebol que empurrou na rede do nosso goleiro,só 7 bolas,em poucos minutos.Não tenho pena de ninguém dessa grei...nem da FIFA, "et caterva".
Até breve,João Ubaldo Ribeiro,o baiano lascado da ILHA DE ITAPARICA.