Rubem Alves, há muitos anos demonstrou o desejo de ser cremado.              Ele cultivou em sua propriedade, um sítio em Pocinhos do Rio Verde-MG,
um bosque onde para cada amigo falecido ele plantava - em homenagem - uma espécie de árvore nativa brasileira: mogno, jatobá, caquizeiro...
E para ele, reservou um pé de Ipê, cujo desejo era de que suas cinzas fossem depositadas  junto e sob essa majestosa árvore brasileira e naquele pedacinho de chão que ele chamava  carinhosamente de jardim, que ele tanto amava.

A ÚLTIMA E MAIS BEM PREPARADA VIAGEM
DE RUBEM ALVES


"Os artistas me fazem acreditar em anjos. Deus de vez em quando tem dó de nossa condição e nos envia esses seres inexplicáveis para que experimentemos a alegria do mundo de beleza perfeita."

(R.Alves)

"Assim são as imagens poéticas: elas têm o poder de ir lá no fundo da alma onde moram os esquecimentos. E, quando um desses esquecimentos acorda, a gente sente uma estremeção no corpo. É isso que faz a poesia. Ela cata pedaços perdidos de nós."
(R.Alves)


MEU QUERIDO E RESPEITADO RUBEM ALVES

COM TUA IDA AO ENCONTRO DE TEUS ENTENDIMENTOS SUPERIORES, DA FORMA COM QUE COMBINOU ANTECIPADAMENTE COM DEUS COM QUEM TE ENTENDIAS  E DE TEU JEITO O SENTIA, - REVERENDO DOUTOR RUBEM, IRÁS TER MUITO PRAZER EM CONVERSAR.

AQUI OS TEÓLOGOS NÃO O ENTENDIAM. DIZIAM-NO REBELDE, MAS SÓ SE NEGASSEM O AZORRAGUE DE CRISTO AOS VENDILHÕES DO TEMPLO, E AS RAZÕES DA IRA SANTA.

SEMPRE FOSTES SINCERO EM TUDO QUE ESCREVIAS. DIZIAS QUE NÃO ERAS POETA E NUNCA O TIVERA SIDO, MAS TEUS CRÍTICOS DIZIAM "RUBEM ALVES O MAIS POETA DOS PROSADORES". TU ERAS PIANISTA AMANTE DE MÚSICAS CLÁSSICAS:  BACH; CHOPIN; BEETHOVEN; TCHAIKOVSKY; HAYDIN, STRAUSS; SCHUBERT; LIZT; BRAHMS; SIBELIUS; OFFENBACH; SCHUMANN; HAENDEL; RAVEL, SOMENTE PARA CITAR ALGUNS DE SEUS MUITOS PREFERIDOS; E ESCREVIAS  ESCUTANDO-OS: AS FUGAS, AS SONATAS, AS SINFONIAS...

PORÉM, MAIS DE UMA VEZ SEMPRE TU NOS DISSESTE QUE ERAS TÃO PIANISTA QUANTO ERAS POETA. QUE ERAS UM PIANISTA FRUSTRADO.
EM SÍNTESE MESTRE RUBEM ALVES, -  QUEM LER ESSA HOMENAGEM FICARÁ SABENDO O QUANTO TU ERAS HUMILDE E MODESTO - E ISTO ESTÁ SENDO CONTABILIZADO AÍ COM O DEUS DE TEU AMOR E SENTIMENTO. 

 
DIZIAS ABERTAMENTE, ESCREVO MAL,
NÃO SEI SINTAXE, SOU RUIM DE GRAMÁTICA . 
ENTÃO NÃO SEI O QUE HOUVE RUBEM!
TU FOSTES UM DOS MAIS PROLÍFEROS ESCRITORES BRASILEROS
DE TODOS OS TEMPOS, COM PÚBLICO CERTO E ANSIOSO DE NOVOS LANÇAMENTOS. E A CRÍTICA SÓ TINHA PALAVRAS DE APLAUSOS APÓS LEITURA A CADA LANÇAMENTO DE UM NOVO TÍTULO. 
E AI, SE DEMORASSES MUITO PARA ESCREVER UM NOVO TÍTULO, SEU COMPUTADOR ENTUPIA DE EMAIL COBRANDO-TE.

NO TEMPO DAS CARTAS, A SECRETÁRIA E TU JUNTOS NÃO AS VENCIAM LER E RESPONDÊ-LAS: MUITAS PERGUNTAS E PORQUÊS; AQUELAS SENHORAS PERGUNTANDO-TE SE ERAS ATEU (DADA TUA FORMA DE FALAR E SE REFERIR A DEUS) -  DIZIAS QUE NÃO - SÓ SERIA ATEU SE CRESSE DA FORMA QUE ELAS E MUITAS PESSOAS CRIAM. "CADA QUAL LEVAVA SEU DEUS PARTICULAR EM UMA GAIOLA DE OURO; QUE AS IGREJAS ERAM GAIOLAS DE OURO, ONDE CADA UMA PRENDIA DEUS SÓ PARA SI, COMO SE PRENDE UM PASSÁRO ENCANTADO" - "E QUE DEUS NÃO ESTARIA ENTÃO COM ELE, COM  ELAS, OU COM OUTROS; UMA VEZ QUE ESTAVA PRESO EM TAL GAIOLA- IGREJA?"

ASSIM ERAS TU RUBEM, E TENTAVAM DIZER -TE: ATEU, REBELDE, REVOLTADO ETC. , NÃO SERIA DE ADMIRAR SE TU FOSSES POR TERES TE TORNADO; POIS TEUS COLEGAS E SUPERIORES DA IGREJA DENOMINACIONAL, PRESBITERIANA,  À QUAL PERTENCIAS E TIVERAS SIDO PASTOR EM  LAVRAS-MG, NOS TEMPOS DE EXCESSÃO DE REGIME DE GOVERNO, O  ACUSARAM DE SUBVERSÃO E O ENTREGARAM AOS MILITARES O QUE CAUSOU TUA EXTRADIÇÃO AOS ESTADOS UNIDOS.  
DEMAIS INTELECTUAIS NA ÉPOCA, QUE TINHAM  TEU MESMO PENSAMENTOSE ESPALHARAM PELO MUNDO: FRANÇA, CHILE, INGLATERRA, URUGUAI, ALEMANHA, ESPANHA, PORTUGAL ETC.

COMO TU MESMO DIZIAS, FOI UMA BENÇÃO O QUE TE FIZERAM E DEUS TE PÔS A MÃO, O TOCOU, POIS LÁ NOS  EUA, TU FIZESTE DOUTORADO EM TEOLOGIA, MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA E LECIONASTE EM UNIVERSIDADE AMERICANA., VOLTANDO AO BRASIL FOSTE PROFESSOR DA UNICAMP. ONDE JUBILOU-TE PROFESSOR EMÉRITO; CIDADÃO HONORÁRIO DE CAMPINAS (NATURAL DE BOA ESPERANÇA-MG); ACADÊMICO DA ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS E CONDECORADO COM A MEDALHA CARLOS GOMES, DE CONTRIBUIÇÃO À CULTURA. TU ERAS UM DOS MAIORES EDUCADORES, TEÓRICO E PRÁTICO DO BRASIL. DEDICOU SUA VIDA Á EDUCAÇÃO E À LITERATURA A SERVIÇO DA CULTURA E EDUCÇÃO.

 

PERDI UM AMIGO, UM CONSELHEIRO, UM TERAPEUTA, UM MESTRE, UM POETA DE TODAS AS HORAS, UM FILÓSOFO DESMISTIFICADOR,  UM CONTISTA-ESCRITOR, UM PASTOR-CONDUTOR DE VIDAS, UM CONSTRUTOR DE SONHOS (POSSÍVEIS). 
RUBEM ALVES, SE A TEOLOGIA DOS HOMENS DONOS DA VERDADE NÃO TE COMPREENDEU, A VERDADEIRA TEOLOGIA ESTÁ FORTALECIDA E EM FESTA. ESTEJA COM DEUS - DA TUA MANEIRA - COMO  SEMPRE O SOUBE AGRADECER AS BENÇÃOS E O ENALTECER. COMO DIZIAS: "EU NÃO PENSO E VIVO DEUS. - EU O SINTO"

 
REVERENDO MESTRE DOUTOR
PROFESSOR POETA-PROSEADOR,
PREDILETO E ÚNICO:

RUBEM ALVES
ESTEJAS COM O SUPREMO CRIADOR
DE TODOS OS SENTIMENTOS.


Maiores dados a respeito desta exponencial intelectualidade, um dos maiores do Brasil, não foi convidado para a Academia Brasileira de Letras, com mais de uma centena de livros editados no exterior em vários idiomas, riqueza de vida, contribuição incalculável para a Educação no Brasil (Educador e Professor de primeira linha de frente), disse, maiores dados: podem ser encontrados em sua vasta produção literária e em outros autores cito: um autor mexicano LEOPOLDO CERVANTES-ORTIZ, formado em medicina, letras e Mestre em Teologia, entre outros títulos, escreveu A TEOLOGIA DE RUBEM ALVES, - Que se prefacia por Carlos Rodrigues Brandão: "Uma Teologia que não busca respostas às suas perguntas, mas sentidos. Ou seja, outras boas perguntas às suas perguntas. Não procura "um sentido de Deus, mas a querida imagem de seu rosto amoroso, ... entre diferentes traços, tons e cores os sentimentos e as palavras dos homens."
Sua escrita surge ( " o primeiro Rubem Alves" ) da Teologia, mas aos poucos entra em diálogo com a Filosofia, a Psicanálise, a Sociologia da Religião, a Pedagogia, a Política (como ele a via) e a Literatura, seu veículo de todas as idéias e "devaneios", como citava Bachelard.

EU NÃO PENSO SOBRE DEUS, alguém disse séculos antes de Rubem Alves, EU O VIVO.  

Rubem Alves diria diferente: EU O SINTO. Onde, Quando, Como, vamos perguntar a Rubem. Ao pensar o Universo Absoluto no seu todo? Fora de qualquer plano, em um momento situado fora do tempo, como Onipotência Absoluta de todas as coisas visíveis e invisíveis?

Não, Rubem Alves responderia (por já o ter respondido em suas obras) "Eu o sinto num jardim, num fundo de quintal, numa criança que viaja no vai-e-vem de um balanço pendurado em um galho de caquizeiro. No entardecer de um dia, entre o vermelho do crepúsculo e a tênue filigrana de algumas árvores no alto de um morro no sul de Minas Gerais. Como um Alguém amorosamente pessoal e próximo, que à tarde passa no soprar do vento e sussurra: EU estou aqui, sinta"


Alguém diria: " Esse homem não acredita em Deus, depois de ler o que ele escreveu (acima) e está publicado para o mundo todo nas mais faladas línguas do planeta em suas mais de 120 obras, para todas as idades? Só mesmo alguns fundamentalistas, ortodoxos e teólogos radicais de extrema direita, como os há entre os velhos ex-colegas de Rubem Alves ou discípulos daqueles. 




 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 22/07/2014
Reeditado em 03/09/2016
Código do texto: T4891398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.