Estoria do Moacir Rebello dos Santos

UMA DAS ESTÓRIAS DO MOA

Convivi com o Moacir por vários anos e, muitas vêzes ele me contava passagens de sua vida, verdadeiras façanhas, que mostravam uma personalidade disposta a encarar desafios e nunca se intimidar.

Essa estória é mais ou menos assim, se bem me lembro.

Em certa ocasião foi mostrar o vestiário para seus nadadores, e, penduradas em uma parede, havia uma coleção dessas borrachas de exercícios para braço, de vários tamanhos. Perguntou ao responsável para que serviam e foi informado que as borrachas pertenciam a ele. O Moa, ao ver que duas borrachas mais curtas estavam separadas das demais, quis saber o motivo dessa separação. O cara contou que uma delas somente ele próprio conseguia esticar e a outra ninguém até aquele momento havia conseguido estender. A que somente o rapaz conseguia estender o Moa fez um rápido aquecimento e esticou. Pediu a outra borracha, a "impossível", pois o cara era muito forte e tinha certeza que ninguém conseguiria a proeza de esticar aquela borracha. Moa pegou a borracha, ficou uns dez minutos tentando. Puxa pra cá, puxa pra lá, acabou por esticar a borracha, ante o olhar estarrecido do cara.

Esse era o Moa.