HOMENAGEM A ROBIN WILLIAMS

Hoje, no noticiário da manhã, ouvi algo que me deixou perplexo, quase em choque:Robin Williams fora encontrado morto, em casa, apresentando sinais de suicídio. Tinha 63 anos, completados há alguns dias (23/07).

Instantaneamente lembrei-me daquele ator que sempre admirara, compondo regra geral excelentes interpretações, muitas delas inesquecíveis.

Como olvidar o professor inovador de "O clube dos poetas mortos", o animador radiofónico anarquista de "Bom dia Vietname", o psicólogo dedicado de "O bom rebelde", filme em que ganhou um oscar, o pai desempregado disposto a tudo para recuperar os filhos de "Mrs. Doubfire - Papá para sempre"? Isto para além da sua participação vital no exito de filmes como "Despertares" ou "O rei-pescador".

Destacaria ainda o seu desempenho extremamente humano no filme "Patch Adams", em que veste a pele de um médico com métodos inovadores, baseados na afetividade e no bom humor, tratando crianças com problemas oncológicos.

Nos últimos anos a sua carreira entrara em declínio e a dependência do alcool , de que nunca se livrou, talvez indicie a razão do seu ato desperado.

Tinha alguns filmes aguardando estreia até final deste ano mas não poderá constatar as reações do público, sentir os aplausos, as ovações…

Caiu o pano na vida de um grande ator…

Fica-nos na memória aquela famosa frase: "Carpe Diem - Sejam felizes, rapazes! Tornem o dia extraordinário…"