MONJOLOS, AQUI É O MEU LUGAR

MONJOLOS, AQUI É O MEU LUGAR.

Serranias inóspitase emaranhadas, aqui e ali íngremes declínios e rochosas escarpas que decoram o lugar.O azul permanente ao musgo misturado dá o tom da selvagem beleza que circunda a rusticidade plena. Montes mais elevados que norteiam os serranistas inexpertos que por vezes se perdem no mergulho do fascínio.

Breves águas fugidias e claras correm apressadas pelos entalhes rochosos e labirintos, ao toar merencório dos ventos maneiros nas frondes viçosas. O troar das catadupas bravias despencando das alturas, ao silêncio dos labirintos frios das grutas inexploradas ; decoradas de estalagtites e estalagmites elegantes e seculares.Aos curiosos resta a busca e descoberta, são dezenas ainda intactas, como que do homem a esconder seus mistérios e os rupestres dos antepassados já extintos.

Puro fascínio, diria o explorador. Admirável, diria o Criador! Apaixonante, diz o poeta trêmulo de surpresa.

Gente simples e de fala macia se banhando no ribeiro lajeado, as lavadeiras esfregando roupas, surrando-as nas pedras escuras e escorregadias...cantarolando sentimentos de amores. Silvestres flores, o perfume ressumado de luar macio que encanta os seresteiros...mulheres belas, bronzeadas de paixão. O vaqueiro madrugador, o carreiro operante e de braços fortes, o sitiante sonhador, o tropeiro viandante... gente de rostos nas janelas e curiosidades expostas nos olhares.

Doirados peixes saltitantes, brincando nas cachoeiras barulhentas, ao revérbero das centelhas. O canoeiro a remansear sua canoa solitária, sem a pressa de voltar.

Bom dia compadre!

Bom dia comadre!

Aqui é meu lugar

De egê- sp

do livro poeira e flor vol II .

EGÊ VALADARES
Enviado por EGÊ VALADARES em 25/08/2014
Código do texto: T4936600
Classificação de conteúdo: seguro