Chaves (Parte 16 "Paty")

Atriz que interpreta: Anna Lilian de la Macorra

Características: Sobrinha da Glória, mora junto com sua tia, e é a grande paixão do Quico e do Chaves. Chiquinha é sua grande inimiga. As duas não se dão bem, principalmente porque Chaves não está nem aí para a Chiquinha e só liga para a Paty.

Paty ou Patty é uma personagem do seriado Chaves. Ela mora no apartamento 24 ou 23 acima da escada, nas três primeiras vesões da saga "As Novas Vizinhas". Na versão do Programa Chespirito, a casa fica no segundo pátio. No seriado original, a Paty ocupava a casa do Jaiminho.

Paty foi interpretada por quatro atrizes: a primeira foi Veronica Fernandez (1972), a segunda foi Rosita Bouchot (1975), A terceira e mais conhecida no Brasil foi Ana Lilian de la Macorra (de 1978 a 1979), a quarta versão foi interpretada por Patty Strevel, filha da atriz María Antonieta de Las Nieves.

Paty fez sua estreia em 1972 na primeira temporada da série durante a saga de três sketchs "As Novas Vizinhas", sendo interpretada por uma atriz de nome desconhecido. A história focava na chegada de Patty e sua tia Glória no cortiço, encantando imediatamente os homens e meninos da vila.

A saga foi regravada em 1975, agora com quatro episódios e Patty sendo interpretada por Rosita Bouchot. Apesar do primeiro desses episódios ter sido exibido no Brasil antes do lançamento dos episódios perdidos de 2012 com o título de "Dia Internacional da Mulher", ele não conta com a participação de Patty, enquanto Glória não é mencionada pelo nome.

Para a sétima temporada (1978), a saga é refeita mais uma vez com Ana Lilian de la Macorra, assistente de produção do programa Chapolin, interpretando Paty. Desta vez, Patty se torna uma personagem secundária e participa inclusive de episódios na escolinha e no restaurante, permanecendo na série até 1979. Até o início de 2012, essa foi a única versão da personagem a ser exibida no Brasil.

A última versão de "Novas Vizinhas" foi feita em 1987 no Programa Chespirito, agora com Paty Strevel. Esta versão trouxe muitas modificações, Glória se torna madrinha ao invés de tia, Quico e Seu Madruga não estão mais presentes, e saga conta com apenas dois episódios. Strevel também se tornou parte do elenco de apoio da série voltando para alguns outros episódios.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 27/08/2014
Código do texto: T4938768
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.