Esse texto começou a ganhar cores quando eu encerrei a leitura de um e-mail o qual me deixou alegre demais.
 
Após um conflito no colégio que ensino, resolvi dar um tempo.
Comuniquei à diretora que permaneceria dois dias repensando os fatos e organizando as idéias. Terminei superando os dois dias prometidos.
Fiquei mais uma semana sem aparecer.
Aproveitei a folga no outro trabalho (um mês de licença-prêmio) e a boa preguiça que às vezes nos visita, decidi estender o relaxamento.
 
Na manhã de ontem, no sábado, uma adorável professora, Fátima, me enviou uma mensagem bem legal.
Sem abandonar o seu jeito, muito espontânea e objetiva, ela disse que “já está na hora de aparecer”. Fez algumas rápidas ponderações válidas e inteligentes, depois encerrou o breve recado.
 
Constatar a mensagem despertou uma excelente sensação.
Ler o que li causou leveza, satisfação e renovou as minhas emoções.
Abraçarei o convite para continuar, concretizar os acertos e ser feliz.
 
O gesto ressaltou magnitude, bondade e cativante amizade.
Seduziu e tocou a alma do bastante inquieto poeta.
 
Se nós decidimos avaliar a situação com os olhos do mundo, veremos o erro cá, a falha lá, teremos o professor que perdeu o controle e os alunos os quais mostraram uma tremenda falta de zelo estudantil.
Os culpados surgirão, será apresentado o veredicto final.
Bobagem! Pura bobagem!
 
A querida Fátima avançou mais do que isso.
Ela deu passos nobres e enriquecedores.
O horizonte que observou trouxe magia, encanto, preciosa lição e imensa beleza.
 
Não interessava evidenciar os equívocos de Ilmar, não era importante lastimar a má Educação e jogar a toalha da omissão, desnecessário também condenar os alunos.
Nada disso!
A generosa professora Fátima quis apenas dizer:
Ilmar, você é importante! Precisamos demais de sua presença! Os alunos, funcionários, professores, o colégio, a comunidade não escondem a tristeza porque você está ausente.
 
Além dessa mensagem, ela, certamente conseguindo expressar também o pensamento de outras amáveis pessoas do colégio as quais aprovam seu gesto camarada, desejou dizer:
Estamos aqui! Pode contar conosco!
Nós somos crianças, soltas, leves, sorridentes, queremos, nesse instante, dançar para saudar a existência, aumentando assim a vontade de dar conhecimentos e propor ótimos ideais através do nosso honrado labor.

Ilmar, vem dançar conosco!
Vem nos ajudar a realizar a melhor dança!
 
* Agora eu retornarei contente, renovado, animado.
 
Agora eu sei que, superando os direitos e deveres, vencendo as análises formais tão inúteis, existem os amigos, as amigas, as doces palavras de incentivo, o carinho o qual emociona bastante, enfim, agora eu senti prevalecer a atitude afetuosa que tanto faz a diferença.
 
Obrigado, vida!
Obrigado, Deus!
Obrigado, Fátima!
 
Muito obrigado!
 
Um abração!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 07/09/2014
Reeditado em 07/09/2014
Código do texto: T4952478
Classificação de conteúdo: seguro