Chapolin (Vilões Parte 1)

Tripa-Seca - Inimigo mais comum do Vermelhinho, é um bandido procurado internacionalmente. No episódio "O Estranho e Misterioso Caso do Morto que Morreu", ele forja sua própria morte para tentar sepultar o Chapolin em seu lugar e poder depois cometer seus crimes sem levantar suspeitas. Em outros, aparece junto com Nenê e Tonhão Quase-Nada. Tripa-Seca costuma vestir terno e chapéu bem combinados. Na sua infância, era um garoto rico e foi amigo de Chapolin, embora fosse exatamente o contrário do herói. Possui um estranho problema ocular, que o dificulta em ver coisas pequenas. Interpretado por Ramón Valdés.

Tonhão Quase-Nada - Um criminoso cruel que tem uma enorme cicatriz no olho direito. Um perigoso mafioso nos dias modernos, vestindo terno e chapéu brancos. Já fez parceria com o Tripa-Seca (Ramón Valdéz), Nenê (Ruben Aguirre) e namorou a Garota Nova-Rica (Florinda Meza). Em "A Vingança", escapou da penitenciária e invadiu uma firma de empacotamentos, onde trabalhava, para vingar-se de seu antigo patrão e colegas de trabalho, que o denunciaram às autoridades. Retorna no episódio Não seja burro, Chapolin, onde, na tentativa de matar o herói, ele provou ser bem mais burro que os seus capangas com o seu bordão Se aproveitam da minha burrice. Interpretado por Carlos Villagrán.

Garota Nova-Rica - Apesar de ser inimiga do Chapolin, ela é neutra. Só pensa em seus próprios objetivos, como conseguir dinheiro e jóias. Pode estar do lado do Chapolin ou dos bandidos. Apareceu em dois episódios, "O Estranho e Misterioso Caso do Morto que Morreu", em que ela ajuda os bandidos a forjarem a morte do maior inimigo do Chapolin, sendo presa junto com Tripa-Seca e Nenê, e no episódio "Não Seja Burro, Chapolin!", em que ela é traída por seus companheiros e serve de isca para atrair o Chapolin. No final deste episódio, ela é salva pelo Vermelhinho e os bandidos se dão mal, entre eles Tripa-Seca, que engole a marreta do Chapolin. Interpretada por Florinda Meza.

Nenê - Por vezes também chamado pela alcunha de Shory (que, por sua vez, é um antigo apelido - muito irônico - de Aguirre, uma corruptela do inglês shorty, que significa "baixinho"), é um bandido que aparece em alguns episódios junto de Tripa-Seca e Tonhão, costuma vestir roupa e chapéu pretos. É o mais forte do bando - e também o mais burro.

Pistoleiro Veloz - Se auto-proclama "gatilho mais rápido do Velho Oeste". Aparece no episódio "O Pistoleiro da Marreta Biônica", sendo derrotado pela super-velocidade do Vermelhinho e, no final, fingindo altruísmo, rouba as calças amarelas do herói, fazendo-o passar vergonha publicamente. Interpretado por Ramón Valdés.

Pirata Alma-Negra - Líder de um grupo de piratas temido pelos 7 mares. Seu braço-direito é o enorme Matadouro, com quem aparece no episódio múltiplo "Os Piratas". Seu fantasma retorna no episódio "O Tesouro do Pirata Fantasma", onde simplesmente conversava com Chapolin em algumas cenas, em outras ele "guiava" seu "tatatatatatatata...taraneto" na busca por um tesouro fabuloso, como indica o título do episódio. Interpretado por Ramón Valdés na versão clássica, porém vivido por Rubén Aguirre numa versão mais recente.

Bruxa Baratuxa - Uma bruxa muito malvada, que vive num bosque. Ela quer obrigar "A Camponesa Simples de Nobre Coração Que Vai Todos Os Dias Ao Bosque Para Recolher Lenha" (Florinda Meza) a se casar com seu horrível filho (Carlos Villagrán), um ogro deformado e estúpido, que acaba transformado em príncipe em um momento de inteligência da Camponesa. A palavra cabalística que controla os poderes da sua varinha é Parangaricotirimirroaro (uma alusão a cidade mexicana de Nuevo San Juan Parangaricutiro, no estado de Michoacán). Interpretada por María Antonieta de Las Nieves.

Racha-Cuca (ou Rasga-Bucho) - É um cruel e sanguinário pistoleiro do Velho Oeste, comparsa de Matoncísimo Kid e pai da bela e perigosa Rosa a Rumorosa. Ele monopoliza o poço de água de uma comunidade, exigindo das pessoas 5 dólares ou um saquinho de alfafa por cada balde de água retirado. Aparece em 9 episódios da série. Interpretado por Ramón Valdés.

Fura-Tripa - Semelhante ao Tonhão Quase-Nada, é um perigoso bandido com o olho ferido e muitos traços similares em sua aparência e personalidade, porém atuando como um pistoleiro no velho oeste que namora a Rosa Rumorosa. Fura-Tripa está constantemente com um cigarro em sua boca, o qual aparentemente não tem fim e ele parece estar sempre mascando. Graças ao erro de dublagem, é chamado de "Quase-Nada" na versão dublada mais comum do episódio em que é o vilão central, portanto é desconhecido se Quase-Nada e Fura-Tripa são ou não a mesma pessoa, possivelmente fazendo uso de alter-egos. Também há a possibilidade de talvez serem parentes. Interpretado por Carlos Villagrán.

Rosa Rumorosa - Filha de Rasga-Bucho e amante de Fura-Tripa. É muito atraente, chama a atenção de todos os homens da redondeza e por se achar muito bonita, seduz os homens (inclusive Chapolin), a fim de distraí-los para seu pai cometer todos os crimes impunemente. Interpretada por Florinda Meza.

Garrafa - Líder de influente e bem-organizado grupo contrabandista que atua principalmente em bailes de máscaras. Atua no episódio múltiplo "Festa à Fantasia". Um de seus principais aliados é Beterraba(Roberto Gómez Bolaños). Interpretado por Edgar Vivar.

Mão-Negra - Um perigoso assassino que utiliza luvas de couro negras para não deixar impressões digitais. Interpretado por Ramón Valdés.

Matadouro (ou Matalote) - Apareceu no episódio múltiplo "Os Piratas". É o pirata mais cruel depois de Alma Negra (Ramón Valdez), a quem ele o serve. Interpretado por Rubén Aguirre em sua primeiora versão. porém numa versão mais recente do episódio "Os Piratas", é vivido por Arturo García Tenorio enquanto o próprio capitão é vivido por Aguirre.

Almôndega - Aparece no episódio "O Rei dos Disfarces", contratado pelo Sobrinho Mau-Caráter (Ruben Aguirre) de Dona Neves para matar sua tia para conseguir mais rapidamente a herança. Muitos acreditam que seu intérprete seja Edgar Vivar, por este tê-lo feito em sua primeira aparição no episódio, mas o verdadeiro Almôndega é interpretado por Valdés, o que pode ser notado pelo fato de que sua voz é a única coisa que ele não consegue alterar (ele ainda se disfarça como o médico (Carlos Villagrán), a enfermeira (Florinda Meza), e Dona Neves (Maria Antonieta de las Nieves), no final do episódio em que aparece). Por essa razão, ele foi dublado por Valdés (no caso da versão brasileira, Carlos Seidl) nessas situações. Interpretado por Ramón Valdés.

Botina - Agindo no episódio "A Ameaça do Botina", é um mafioso mexicano que tentou explodir um prédio de advocacia com duas bombas-relógio para matar o advogado Dr. Ramirez (Rubén Aguirre), que detém uma nota promissória que o criminoso assinou e queria de volta. Acabou impedido pelo Vermelhinho. Interpretado por Edgar Vivar.

Chinesinho - Um gângster perito em artes marciais de origens chinesas, atua tanto sozinho, como se aliando a Tripa-seca em alguns episódios. Sua principal aparição acontece no episódio "De Médico, Chapolin e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco", no qual foi hospitalizado ao lado de Tripa-Seca(que estava à beira da morte) enquanto o próprio Chinesinho parece estar fora de perigo, mas Chapolin acaba invertendo propositalmente os prontuários médicos dos dois bandidos para salvar a vida de Tripa-Seca, mas prejudicou Chinesinho, que aparentemente morreu ao fim do episódio, apesar dele retornar em episódios posteriores, o que é deixado como mistério na série. Apesar das similaridades e de ambos serem vividos por Villagrán, Chinesinho e Quase-Nada não são a mesma pessoa, e Quase-Nada não possui nenhum traço asiático. Interpretado por Carlos Villagrán.

Abominável Homem das Neves ("Abominével Homem das Naves", como Chapolin o chama) - Um horrível ser, híbrido de homem e animal, que aterroriza uma região deserta. Suas características são assustadoras e uma de suas marcas são os uivos. Chapolin aparece para ajudar um casal que está sendo atacado pelo Homem das Neves. No final, descobrem que o inimigo era apenas um ator disfarçado, contratado pela empresa de turismo para atrair visitantes. Interpretado por Ramón Valdés.

Maria Bonita (no original Juana Gallo) - Uma louca que pensa que é a cangaceira Maria Bonita (originalmente a personagem Juana Gallo, do filme homônimo de 1961), que aprisiona um homem (Ramon Valdés) e sua filha (Maria Antonieta de Las Nieves), ameaçando afogá-los em um tanque. Ambos pedem ajuda ao Chapolin para livrar-se dela, mas o Vermelhinho faz todos caírem nesse tanque, até a própria Maria Bonita. Interpretada por Florinda Meza.

Lobisomem - Outro ser terrível, este híbrido de homem e lobo aterroriza uma região deserta. Suas características são assustadoras e uma de suas marcas são as presas. Chapolin aparece para ajudar um casal que está sendo aterrorizado pelo Lobisomem. No final, descobrem que a criatura era um vigarista que enganava turistas vendendo supostas fotografias do Lobisomem tiradas por ele mesmo. Interpretado por Ramón Valdés.

Dona Carcereira - Embora bonita, é extremamente amarga, pois maltrata sem dó todos os prisioneiros de seu campo de trabalhos forçados - especialmente os mais preguiçosos e aversos ao trabalho. Ela obriga todos os prisioneiros a trabalharem 23 horas por dia. Tem como braço-direito o enorme e malévolo, mas desastrado e ininteligente, Tchípulin (Rubén Aguirre) como seu capataz. Ela aparece somente no episódio "A Dona da Ilha dos Homens", de 1976, e diz querer acabar com todos os homens do mundo por um motivo revelado ao Chapolin Colorado somente no fim do episódio: ela não teve a sorte de ter como pretendente um homem decente como o herói, e então decide libertar seus prisioneiros sob a condição de que o Chapolin se "prenda" a ela - o que ele, sendo um mulherengo inveterado, não recusa. Interpretada por Florinda Meza.

Severiano Miron - Espião mundialmente famoso. O problema é que sua fama é tamanha que acaba dificultando seu trabalho, devido ao fato de todos o conhecerem - o que o torna inútil na profissão, apesar de sua competência. Tentou roubar a fórmula do "Verniz Invisibilizador" no episódio de mesmo nome, sem sucesso. Interpretado por Edgar Vivar.

"Shory Ventrilouco" - homem que atua com um "boneco falante", o Boneco Sinforoso. Após Chapolin quebrar acidentalmente seu boneco, ele "pega" o herói para dizer que é seu boneco, fazendo com que todos acreditem na mentira. Ele é desmascarado quando Chapolin fala algo no ouvido de Horácio e pergunta ao "Ventrilouco" o que ele acabou de falar. Já que ele não sabia o que Chapolin falou.

Cientista Louco - Aparece no episódio "O Transplante de Cérebros", que fala sobre um grande e inteligente (porém pérfido e inescrupuloso) cientista que faz "terríveis e diabólicas experiências", como um invento que transplanta cérebros. Utiliza-se da ciência para fins malignos. Os outros cientistas não acreditam que suas invenções funcionam (e funcionam mesmo), mas ele é preso. Além disso, é mencionado neste episódio que ele já fez outros trabalhos como: economista, jogador de pólo, vendedor, ecologista e muitos outros. O mais interessante foi ser cambista de ingressos do estádio do Maracanã. Originalmente é vivido por Ramón Valdéz, porém na rregravação deste mesmo episódio, Rubén Aguirre faz o papel do cientista maligno.

Presidiário 24 - Único preso que se recusa a escapar, porque se dá bem com o Sargento, interpretado por Carlos Villagrán. Mas ele não resistiu à vontade e tentou recuperar os outros 11 presidiários que escaparam, mas 24 acabou indo na deles. Ele está no episódio "O Cárcere". Interpretado por Edgar Vivar.

Professor Baratinha - Um cientista que inventou o "Extrato de Energia Volátil", no episódio de mesmo nome, e pede a Monchito (Ramón Valdés) devolvê-lo depois de testar. Interpretado por Carlos Villagrán.

Porca Solta - Interpretado por Rubén Aguirre. Este perigoso louco surdo-mudo escapou do manicômio e por isso agride todos aqueles que falam (exceto por meio da linguagem de sinais) perto dele. Está no episódio "O Perigoso Porca-Solta". Obs.: Em algumas dublagens é chamado de Poucas-Trancas, outro personagem interpretado por Aguirre, por esta razão os dois são bastante confundidos um com o outro. Mas apesar de algumas similaridades, ele e Poucas-Trancas não são a mesma pessoa.

Búfalo Bill - Uma completa alusão ao pistoleiro homônimo. Ele ganha a vida como pistoleiro de aluguel, cobrando 5 dólares por cada búfalo morto e 10 por cada índio assassinado. Bill aparece somente no raríssimo episódio "Buffalo Bill", contratado por um fazendeiro inescrupuloso que deseja livrar-se de uma tribo de índios pele-vermelha a fim de estender sua posse de terras, mas ambos acabaram derrotados pela união dos indígenas com o Polegar Vermelho. Interpretado por Ramón Valdéz.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 18/09/2014
Código do texto: T4967045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.