Chespirito Na TV (Roberto Gomes Bolanos)

Chespirito (conhecido no Brasil também como Clube do Chaves) foi um programa com vários quadros humorísticos, exibido entre 4 de fevereiro de 1980 a 25 de setembro de 1995 por Roberto Gómez Bolaños, o criador de Chaves e Chapolin.

Estreou originalmente, uma vez por semana, no horário nobre da Televisa. Este programa, porém, não apresenta todo o elenco da série Chaves: há dois atores ausentes no seriado: Ramón Valdés (intérprete do Seu Madruga) e Carlos Villagrán (intérprete do Quico). Embora, em 1981, Ramón Valdés volte a interpretar Seu Madruga no programa, no quadro Chaves, e Tripa Seca no quadro Chapolin Colorado (além de várias participações nos demais quadros), abandonou o elenco CH definitivamente no final do ano.

O programa Chespirito teve também um primeiro período, de 14 de outubro de 1970 a 25 de abril de 1973 (originalmente chamado Los supergenios de la mesa cuadrada), antes de Chaves e Chapolin tornarem-se programas independentes, sendo que neste período, Ramón Valdés e Carlos Villagrán faziam parte do Elenco CH.Grande parte dos episódios do primeiro período são perdidos, pois não são mais distribuídos pela televisa, entre eles estão a primeira aparição do chaves, do doutor Chapatin, primeiras versões perdidas de episódios clássicos. Alguns esquetes de 1970/1971 (com Chapolin, Chespirito, Chaparrón e doutor Chapatin) podem ser encontradas na internet retirados de acervos pessoais de fãs. Quarenta e quatro esquetes de 1972 foram compilados em episódios de Chaves e Chapolin já como programas próprios quando Chespirito não pode gravar e são distribuídos normalmente pela televisa.

Em 1978, Carlos Villagrán (Quico) deixou as gravações de Chaves e Chapolin para seguir carreira solo na Venezuela. Em 1979, Ramón Valdéz (Seu Madruga) também deixa as gravações, para viajar com o seu circo.

Apesar de introduzir mudanças e, segundo Rubén Aguirre, a audiência ter aumentado, Chespirito decide encerrar os seriados Chaves e La Chicharra (que substituiu Chapolin no final de 1979). No ano seguinte, ele começa um novo programa, o Programa Chespirito. Chaves, Chapolin e La Chicharra passam a ser quadros desse programa, exibido semanalmente pela Televisa. Os quadros inicialmente eram: Chaves (El Chavo del Ocho), Chapolin (El Chapulin Colorado), Dr. Chapatin, Chaveco (Chómpiras), Pancada Bonaparte (Chaparrón), Vicente Chambón, e O Gordo e o Magro (El Gordo y el Flaco). Neste ano, destaque para as participações de Benny Ibarra.

Em 1981, Ramón Valdéz regressa ao elenco, saindo do elenco CH no mesmo ano. Em 1982, é gravado o último episódio de Vicente Chambón, quadro nunca exibido no Brasil. Neste ano também acabam as risadas de fundo, afim de se dar mais importância aos backgrounds. Além dos quadros, em algumas situações Chespirito interpretava a si próprio em diversas histórias, e também personagens épicos em diferentes paródias, todas genialmente ricas em humor satírico e irreverente. Até 1984 essas paródias eram constantes no programa, algum tempo depois, juntas com o quadro O Gordo e o Magro, passaram a aparecer mais raramente.

Nos anos de 1984 e 1985, Roberto Gómez Fernández, filho mais velho de Chespirito, atua fortemente no programa. Em 1985 e 1986 é a vez de Ramiro Orci fazer várias participações especiais. Em 1985, em virtude do Terremoto de 19 de Setembro de 1985 na cidade do México, as gravações foram transferidas do Foro 5 que foi destruído para o Foro 4, no final do ano Carmen Ochoa de Garcia deixa de ser a produtora. No ano Seguinte, Ano Da Copa 86 e da passagem do cometa Halley, Chespirito utilizou os programas para fazer divulgações dos eventos principalmente nos quadros de "Chaves".

Em 1987, os personagens Chaves e Chapolin perdem importância no programa, pois Chaveco e Botijão resolvem largar a vida de crimes, e assim acabar com a monotonia dos remakes de Chaves e Chapolin. Isso serviu para dar uma renovada no programa. Carlos Pouliot (dono do primeiro hotel onde trabalharam) começa a trabalhar com Chespirito.

Em 1989, Anabel Gutiérrez, volta a trabalhar com Chespirito, interpretando a mãe da Chimoltrúfia. No ano seguinte Moisés Suárez (que interpretaria posteriormente o Seu Cecílio) começa a fazer as suas participações especiais.

No ano de 1991, Florinda Meza fica 21 programas sem participar, por conta das gravações da novela Milagro y Magia, em vista disso, Chaves e Chapolin voltam a ser as estrelas principais do programa. Em 1991, várias ME's são refeitas para combinar com o maior humor textual.

Em 1992, os quadros Chaves e Chapolin deixam de serem gravados e Angelines Fernandez se afasta do programa por motivo de câncer. Paulina Gómez, filha mais nova de Chespirito, começa a fazer as suas primeiras participações especiais no programa e Edgar Vivar fica afastado por uns tempos para cuidar da sua saúde por conta da obesidade. No ano seguinte, a música tema do programa, que já durava 13 temporadas, passa por uma reformulação e surge com um novo estilo. A turma do Chaveco passa a trabalhar em um novo hotel. Na metade da temporada o programa fica com meia-hora de duração, pois Chespirito passa a gravar o programa "Con Humor al estilo de Chespirito" que durou até 1994. Em 1994 morrem Angelines Fernández e Raúl Chato Padilla. Neste ano, o humor fica ainda mais sarcástico, com mais mudanças nas ME's, e são introduzidos novos quadros: Dom Caveira e Cidadão Goméz. A Televisa resolveu então incluir algumas esquetes do programa "Con Humor al estilo Chespirito" em alguns programas dessa penúltima temporada, para exibições em emissoras estrangeiras: "Al estilo del Cinema Mudo", "Increíble pero ciento por ciento", "La notícia rebelde" e "Mini Teatro". Nenhuma dessas sketches faz parte do programa Chespirito, originalmente.

Depois que a Televisa resolveu tirar os programas de humor do horário nobre para sábado à tarde, Chespirito decidiu encerrar definitivamente as gravações, no ano de 1995.

Em 1997, o Programa Chespirito foi exibido no Brasil pela CNT, emissora que apostara nas novidades da rede mexicana Televisa para alavancar a audiência, e nada melhor do que comprar temporadas recentes deste programa, até então inédito no Brasil, e que não havia terminado há tanto tempo em seu país de origem; por isso, quem assistiu, deve se lembrar dos personagens de Chespirito mais velhos e gordos. A CNT transmitiu Chaves, Chapolin, Pancada, Chaveco e os demais quadros especiais com uma dublagem considerada de baixa qualidade, porém com exibição integral! O contrato com a Televisa durou um ano.

Quando o SBT comprou as séries, os episódios foram redublados. No total, 180 programas, dos quais provavelmente 120 são de Chaveco (Chómpiras). A empresa encarregada pela dublagem nem se preocupou em dublar as aberturas originais, pois o SBT queria outra. Na dublagem, todas as ME's (Músicas e Efeitos) foram mantidas, vindas do original (as da temporada de 1990 e 1991, vieram editadas diferentes do original pela Televisa). No canal de Silvio Santos, o programa Chespirito foi exibido com outro nome: o nome imposto à dublagem inicialmente havia sido "As Novas Aventuras do Chaves", mas mudaram de ideia antes da estreia, e o programa foi chamado de "Clube do Chaves"!

Um ponto negativo segundo os fãs na época da exibição, foi justamente a dublagem, pois menos da metade dos dubladores originais voltaram a emprestar suas vozes aos célebres personagens, além ainda das ausências sentidas de Ramón Valdés (Seu Madruga) e Carlos Villagrán (Quico), na série (que fizeram falta nos quadros de Chaves, o mais passado pela emissora na época), além do fato de os atores já estarem mais velhos.

Alguns quadros tiveram os seus nomes modificados nessa dublagem. Chaparrón ficou com o nome de Pancada e Chómpiras foi chamado de Chaveco. A estreia no SBT foi no dia 2 de junho de 2001 e o primeiro episódio que passou foi do Chaves na escola, numa aula do Professor Girafales sobre comunicação.

O Clube do Chaves sempre fora exibido aos sábados, porém a audiência não foi a esperada e o programa, que já chegara a duas horas de duração, foi diminuindo até ficar com trinta minutos e depois, foi exibido juntamente com os episódios clássicos de Chapolin e Chaves.

O ibope do programa em sua estreia, em 2004, teve 15 pontos, e de 15 foi para 6/7 pontos nos dias seguintes. Vinha sendo exibido de madrugada e marcou entre 4/5/6 pontos.

No Brasil foram, pela escolha das emissoras em relação aos contratos, comprados e exibidos episódios das temporadas mais recentes, datadas de 1990 a 1995 (sem contar "extras" enviados para cá antes, como a saga "Aventuras em Marte" do Chapolin de 1981, transformada em filme pelo SBT). Capítulos de temporadas anteriores podem ser encontrados nos DVDs oficiais lançados pela Televisa em parceria com a distribuidora Amazonas Filmes. Até o momento, 8 volumes foram lançados.

Havia também no programa, a introdução de alguns atores que não integravam o elenco de Chaves e Chapolin. Eram: Moisés Suarez, Carlos Pouliot, Anabel Gutiérrez, Arnoldo Picazzo e Paulina Gómez. E também participações especiais de: Maria Clara Zurita, Mari Carmen Vela, Maria Goretti, Roxana Chávez, Eduardo Palomo, Arturo Garcia Tenório, Juan Antonio Edwards, Miguel Pizarro, Eduardo Shilinsky, entre vários outros convidados especiais.

A trilha sonora do programa foi muito vasta e diversificada ao decorrer de tantas temporadas; todas pendendo para o jazz e/ou instrumentais de comédia. Em 1993 a Televisa fez novos soundtracks em parceria com Rodolfo "Popo" Sánchez, e os dois principais eram versões incidentais da música "El Chapulín Colorado" (música cuja versão instrumental era a música-tema do programa), para episódios que se passavam no hotel Buena Vista. A trilha sonora e os efeitos foram todos refeitos no México, para dublagem em outros países.

Encerramos aqui nossa série de homenagens a Chespirito e seus personagens.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 05/11/2014
Código do texto: T5024793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.