JOÃO CONCEIÇÃO ROCHA - TRIBUTO

Quem é João Conceição Rocha?

Quem o conhece nos seus meandros?

De uma coisa posso afirmar: Quem no mínimo tiver "dois dedos de prosa" com o baiano-carioca, João Rocha, decerto conhecerá um Patriarca, autodidata e multifacetado...

Um nordestino polivalente, um tanto filósofo, um pouco antropólogo, outro tanto, teólogo e hermenêutico de notável exegese...

Fisioterapeuta e Enfermeiro de profissão, esse homem terrivelmente prático e divinamente romântico é meu tio. Um admirável tio !!!!

A sua vida e sua historia não pode parar no tempo. Omissa. Se abstendo de juízos valorativos de seus feitos, indiferente ao eco de suas lembranças e de todo o seu passado de luta. As ações humanas dos “Rochas” não podem ficar isoladas e esquecidas sem apreciação crítica sobre o valor dos seus feitos...

Se os tempos passam e vão se enevoando com prejuízos das nossas memórias, esforcemo-nos ao máximo, para que as lembranças destes vultos tenham as proporções das grandes montanhas...

Sabe Deus o quanto meu tio João Rocha lutou e padeceu pra chegar até aqui, construir a sua identidade profissional, sua trajetória e sua biografia: Um valente e desbravador retirante baiano que se aventurou na Capital da República, então Estado da Guanabara!.

“Nenhum homem tem a consciência de seu destino e a certeza do seu valor se ignora seu passado”. Entretanto, o passado de João, não é o que passou; é o que ficou do passado...

Um passado que não se mede pelo caminho que ele conquistou, mas sim pelas dificuldades que ele superou no caminho e lhe fez sorrir com alegria e felicidade por toda a conquista.

João Rocha chega à velhice vitorioso! Aos 90 anos, envelhecido e cansado, ainda assim, podemos nos deliciar com seus “causos”, suas histórias e suas experiências...

Tributo-lhe, então, ainda em vida, pois foi em vida que ele dedicou seus dias guerreando em defesa da sua família e socorrendo parentes necessitados.

No seu cotidiano, ainda que pareça estar afastado da ação, em realidade observa tudo com seu olhar crítico, capaz de utilizar sua energia e transformar-se no paladino do clã, pronto para analisar situações e pessoas...

João sempre foi um excelente e confiável amigo dos que considere merecedores do seu respeito. Um parente presente e servidor...

Orgulho-me, pois, de ser seu sobrinho e, em nome desse parentesco, então, quero propor justa homenagem à este grande homem, pela grandeza das suas qualidades.

Nutrido pelo o amor e adoração ao Santo Deus, para formar a sua família, João submeteu-se também, a vários desafios que se tornaram um campo de provas para o exercício da fé.

Assim como o Apóstolo Paulo, ele combateu o bom combate, completou a carreira e se manteve na fé.

Assim como Abraão, Isaac e Jacó foram grandes patriarcas, João Rocha, também guiado por Deus, deixa a sua parentela e sua Terra Natal e se estabelece na Guanabara, na atmosfera de Jacarepaguá, onde recebe a promessa divina: Tomarás Maria por tua esposa, será pai de quatro filhos abençoados, que te darão netos, bisnetos, e levarão o teu nome por muitas gerações. E assim se cumpriu!...

Amado tio: O Senhor é a tua luz e a tua salvação. Não há por que temer. O Senhor é a força da tua vida. Não há receio. Deus é contigo e cuidará dos teus dias.

Com veneração e respeito,

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 23/11/2014
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T5046054
Classificação de conteúdo: seguro