MENSAGEM AO PROFESSOR(A)

(Escrita em 15 de outubro de 2012)

São 1hr da manhã... Estávamos eu e minha irmã Claudinéia trabalhando em uns planos de aula....jeitinho no mínimo interessante de se encerrar um feriadão como este, né!

Hoje, é 15 de outubro.

Dia em que se comemora o Dia do Professor.

A princípio, pensei em pesquisar uma bela mensagem para homenagear os nobres mestres, e cheguei de fato a pesquisar... Só encontrei palavras vazias....

Não faz muito tempo, em conversa com minha irmã, ela pronunciou a frase: "Sou mulher, mãe e agora professora! Sofro três vezes".... foi um momento de brincadeira...descontração... onde rimos dos louros e dos abrolhos de nossa profissão... de nossa condição meio que masoquista de ganhar a vida dignamente...

Não somos as únicas masoquistas desta história, também não somos as únicas que sente paixão por este ofício.... que ama estar em sala de aula... que se importa realmente com aquelas criaturas, grandes, pequenas, singelas, imaturas, maduras, únicas, que são nossos alunos... vidas que passam pelas nossas vidas... que nos fazem ter sede de querer buscar sempre mais... quando aprendemos ao ensinar e ensinamos ao aprender...num constante girar e girar... que não pára...

Hoje é dia do professor.

Aí, fico me perguntando... apesar da paixão, porque só mesmo estando irremediavelmente apaixonado é que se insiste em algo deste gênero, fico me questionando... Será, meu Deus....será mesmo que temos algo para comemorar neste dia? Num país onde qualquer coisa é mais valorizado que o professor... temos mesmo o que comemorar? Temos que comemorar as injustiças? Temos que comemorar o desrespeito? Não. Não temos!

Mas, e aí? Bom, aí me recordo daquele rostinho pequeno, que me olhou com olhos reluzentes... sorriso fácil... que abraçou minhas pernas tão forte e disse com aquela vozinha tão cheia de orgulho: "minha professora!".... Me lembro daqueles outros...Marias e Josés... que não sabiam, mas, que aprenderam... que também ensinaram... que agradeceram... são tantas histórias para contar! De alegrias, de vitórias... tristezas, lutas, derrotas... mas também superação... são histórias que se misturam, que se completam, se fundem, confundem... de tão parecidas que são.... histórias de meninos, guerreiros, bravos... heróis e heroínas....

É. É isso aí! No final das contas, temos sim motivos para comemorarmos neste dia 15 de outubro! Muitas coisas acontecem todos os dias... as pessoas mudam...vivem e revivem conceitos, criam e recriam seus saberes pessoais e sociais... este processo acontece e não muda somente as pessoas...muda a sociedade...muda o mundo! E como diz Freire, "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." E não se faz educação sem professor.

Por tudo isso e muito mais é que deixo aqui o meu terno abraço aos meus colegas de profissão.

Parabéns para todos os professores! Parabéns para nós.