Sou merendeira sim

Sou merendeira cuido da merenda escolar

Legumes com afeto eu sei misturar

Faço merenda com criatividade

Acrescento carinho e amizade

Me preocupo com detalhes

Não me esqueço de lavar as mãos

Higienizo com atenção

Fico atenta à pauta da merenda escolar

Desperdiço eu não sei tolerar 

Uso a criatividade na hora de cozinhar 

Casca de banana em farofa eu sei transformar 

O sabor é a minha principal preocupação

Deixo tudo gostoso para das crianças chamar a atenção

Bolo de carne com macarrão,

Lasanha de bolacha com camarão

Um suco gostoso com pão

Mingau de miriti ou de açaí

 além de nutritivos são produtos daqui

Sou merendeira e gosto de cozinhar 

Para as crianças que vem para a escola estudar.

Promover uma alimentação saudável na escola, significa melhorar  padrões de saúde, garantir segurança alimentar e nutricional e, sobretudo, construir cidadania de milhares de crianças brasileiras.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Merenda escolar, tem como objetivos estimular a alimentação saudável e suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos da rede pública durante a sua permanência na escola.   Porém para que estes objetivos sejam atendidos é preciso um longo esforço da gestão municipal para fazer com que a merenda de qualidade chegue de maneira universalizada a todas as escolas da rede pública. Esse esforço passa por questões que envolvem articulação com outras políticas públicas ( agricultura, etc), infra estrutura e logística, mas acima de tudo pelo envolvimento de todos os atores do processo ( diretores, professores, conselhos, merendeiras).   

É muito importante que toda a comunidade escolar atribua uma responsabilidade ainda maior no sentido de qualificar e ampliar cada vez mais a merenda escolar .

Este poema tem como objetivo reconhecer, homenagear e fortalecer as merendeiras que produzem diariamente a alimentação das crianças das escolas públicas de Abaetetuba.

Francineti Carvalho
Enviado por Francineti Carvalho em 14/12/2014
Reeditado em 14/12/2014
Código do texto: T5068884
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.