HOMENAGEM A CLAUDIONOR GERMANO

Chagaspires

Nos idos dos anos cinquenta, sessenta, e setenta, lá em Camaragibe, minha cidade natal; o carnaval de salão girava em torno dos Clubes Guarani e Penarol, cujas sedes sociais ficavam na Vila da Fábrica da Companhia Industrial Pernambucana.

Eram tempos maravilhosos onde se podia brincar o carnaval sem violência, e quando havia alguma confusão eram entre os pinguços (Bêbados) e a coisa era logo resolvida.

O lança perfume era permitido e os salões dos clubes exalavam um cheiro maravilhoso de perfume no ar.

As matinês dançantes eram à base de caixas de som e todos dançavam no Salão ao som do frevo e das famosas marchinhas de carnaval cujas letras empolgavam os foliões.

A coqueluche do momento era Claudionor Germano, um jovem cantor pernambucano que cantava as músicas de Capiba e de outros compositores da época como Carlos Pena Filho, Arlete Santos, Aldemar Paiva; José Menezes, Nelson Ferreira, Ascenso Ferreira e tantos outros; porém o autor que ele mais gravou foi Capiba.(132 canções). Suas músicas embalaram os carnavais da minha adolescência.

Claudionor Germano nasceu em 10 de agosto de 1932 e começou sua vida artística em 1947; hoje conta com 82 anos.

Músicas das quais me recordo são: Voltei Recife, Linda flor da madrugada, Quando se vai um amor, Ai se eu tivesse, Quem vai pra Farol é o bonde de Olinda, Os melhores dias de minha vida, Manda embora essa tristeza, e tantas outras que ainda alegram o Carnaval de Pernambuco.

A você Claudionor Germano a minha homenagem e a de todo povo pernambucano.

OBS: Pesquisa feita através de textos da internet.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 15/02/2015
Reeditado em 15/02/2015
Código do texto: T5138478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.