Lou Menezes: A Maior Pesquisadora de Orquídeas do Brasil

Lou Menezes é Bióloga e Engenheira Florestal, com especialização em botânica e ecologia, considerada "A Maior Pesquisadora de Orquídeas do Brasil".

Desde julho de 2001 coordena o Orquidário Nacional - um majestoso espaço de pesquisa e conservação localizado na sede do IBAMA em Brasília (que infelizmente não tem recebido o devido apoio de nossos governantes!!!).

Iniciou sua carreira no governo federal em 1982, atuando no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), onde criou o Projeto Orquídeas do Brasil. Naquela época, pouquíssimos valorizavam essa temática. Com o passar dos anos foi acumulando excelentes resultados e parcerias.

Foi responsável pela descoberta de dezenas de novas espécies de orquídeas, descritas e registradas nas maiores e melhores revistas científicas nacionais e internacionais. Hoje em dia, qualquer livro de orquídeas editado no exterior cita o nome Lou Menezes.

Publicou mais de cem artigos científicos e dez livros belíssimos, recheados de fotos deslumbrantes de flores multicoloridas de orquídeas brasileiras. Suas obras são um colírio para os olhos, que tocam a alma daqueles que tem o privilégio de apreciar.

No decorrer dos anos, aperfeiçoou-se na arte de cultivo de orquídeas, produzindo a partir de muito afeto e esmero cultivares excepcionais – os quais sempre usou para homenagear amigos e grandes personalidades, como por exemplo: ex-presidente russo Gorbatchev, prof. Lutzenberger (fundador da 1ª Ong Ecológica), Maria Tereza Jorge Pádua (musa da conservação ambiental no Brasil), padre Gonzales (botânico, culto e seu professor de latim), Heloísa Helena (política e amante das orquídeas), além das primeiras-damas Carla Bruni, da França, e Michelle Obama, dos Estados Unidos.

Seu trabalho dignifica a pesquisa e preservação da biodiversidade brasileira, pois em mais de três décadas de carreira Lou Menezes empreendeu inúmeras viagens pelos quatro cantos do país em busca desses tesouros de nossa flora.

Contou com apoio de pesquisadores e orquidófilos de inúmeros países. Como em muitos outros casos, seu maravilhoso trabalho foi primeiramente reconhecido no exterior, para só então ser amplamente conhecido e admirado em nossa nação. O protagonismo e a dedicação de Lou Menezes são exemplos que nos mostram os valores dos profissionais que integram o corpo técnico do IBAMA, que tanto se empenham na proteção de nossas riquezas.

Com muita garra e ousadia superou todas as dificuldades e percalços. Foi assim que Lou Menezes tornou-se uma grande referência no cenário nacional e internacional, sempre engrandecendo o nome do Brasil com a beleza e encanto de nossas maravilhosas orquídeas.

Sua vida dedicada intensamente na descoberta e proteção das orquídeas é um grande legado que certamente continuará inspirando ambientalistas e pesquisadores por várias gerações!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Março de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/03/2015
Reeditado em 25/03/2015
Código do texto: T5181869
Classificação de conteúdo: seguro