Do Vale do Jequitinhonha para o mundo

No dia 28 de março de 2015 fui ao Estado de São Paulo para fazer um treinamento na área da Matemática pelo Objetivo. O mesmo Objetivo que foi tão significativo em minha vida, aluna de escola pública no Mato Grosso, não tinha condição de pagar cursinho para fazer o vestibular, mas ganhei de presente de meu amor as apostilas do objetivo, devorei cada uma delas em uma época em que além das provas objetivas também fazíamos provas discursivas, fui aprovada no primeiro vestibular com nota para adentrar no segundo curso mais concorrido - DIREITO, mas a minha opção sempre foi outra, a minha paixão pela educação começou aos 13 anos quando comecei a dar aulas de reforço.

Mas não é sobre mim que desejo falar, e sim sobre esse momento de “TROCAS” como Vanessa Gervásio o chamou. A mesma Vanessa que contou com a colaboração de Adail Zuppo, e das professoras Silvia, Lígia, Lígia Freitas, Taciana, Andreia e de Lucia uma aluna do 2º ano de Pedagogia.

Elas nos deram o Norte, a direção, TROCAS era o caminho, mas não adianta darmos um comando se não há generosidade. E foi justamente a personificação da generosidade que sentou-se ao meu lado, seu nome é EUDINA, uma professora que veio do Vale, que enfrentou mais de vinte horas de viagem. Essa professora trabalha há mais de oito anos no município e foi convidada para dar aula numa escola particular do sistema objetivo.

Quando eu lhe falei de um aluno de reforço que tenho e de suas dificuldades em escrever as palavras separadas, ela não se fez de rogada, apresentou-me logo a solução: “_Professora faça-o ler os textos e depois pintar os espaços entre as palavras. Faça-o copiar o texto e assim ele irá percebendo que as palavras são separadas.”

Lição apresentada, lição realizada, incrivelmente depois de duas semanas de exercícios esse mesmo aluno já está “descolado” todas as palavras.

Parabéns ao Vale por produzir uma professora tão generosa e ao sistema OBJETIVO por tê-la em seu quadro de profissionais.