José Carlos Carvalho – O Ministro Superlativo

José Carlos Carvalho tem uma vida de Superlativos, pois em cada aspecto de sua trajetória pessoal/familiar/profissional são encontradas qualidades num grau muito elevado.

Na língua Portuguesa o Superlativo ocorre quando as qualidades de alguma coisa/pessoa são intensificadas, chegando a sua capacidade máxima.

De um jeito todo especial, José Carlos Carvalho acrescentou o grau Superlativo ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), entrando para a história como um dos maiores profissionais da gestão pública nacional.

Ele nasceu no interior do Espírito Santo, município de Jerônimo Monteiro, em 1952. Formou-se em Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, iniciando aos 22 anos sua carreira em Minas Gerais no Instituto Estadual de Florestas (IEF), onde galgou rapidamente diversos cargos importantes até chegar a assumir em Belo Horizonte a Direção da instituição. Seu trabalho à frente do IEF ficou consagrado como uma das melhores marcas do Governo Tancredo Neves. Em seguida, alçou novo vôo, indo para Brasília para ocupar os cargos de Secretário Geral do IBDF, Diretor e Presidente do IBAMA. Em menos de duas décadas de trabalho já era um profissional conhecido e respeitado em todo país.

Nos anos 90, a sensação que prevalecia na área ambiental era de que os avanços e melhorias seriam ilimitados. Havia uma efervescência extraordinária. Com a realização da Conferência ECO-92, no Rio de Janeiro, uma grande motivação tomou conta dos movimentos populares. O número de ONG’s, Associações e grupos de defesa da natureza se multiplicou enormemente e todas as entidades acrescentaram em seus estatutos e propostas a temática ecológica. Era um período extremamente fértil, e muita coisa boa estava em curso.

José Carlos Carvalho chegou ao Ministério do Meio Ambiente, em 1999, inicialmente como Secretário-executivo e posteriormente assumindo a chefia, sendo capaz de intensificar e aprimorar enormemente as ações e projetos, impregnando-os com sua marca pessoal de carisma, liderança, comprometimento e amor a causa ambiental.

Grandes conquistas daquela época têm a sua impressão digital. A aprovação de inúmeras leis e decretos importantes, como: Política Nacional de Educação Ambiental, Decreto de regulamentação da Lei dos Crimes Ambientais, Lei das Águas, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Norma do Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional etc.

Ele liderou ampla reforma no Ministério do Meio Ambiente, conduzindo a formação da Diretoria de Educação Ambiental, estruturando as Secretarias de Florestas e de Assentamentos Humanos, intensificando a Comunicação Social, fortalecendo as ações da Agenda 21, entre outras. Também se destacam a criação da Agência Nacional de Águas (ANA), fundação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), reestruturação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), e fortalecimento administrativo/financeiro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

Foi nesse período que a Associação de Servidores do IBAMA (ASIBAMA) conquistou com apoio de José Carlos sua maior conquista: a aprovação do Plano de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (PECMA), com salários condignos que trouxeram dignidade e valorização aos profissionais que incansavelmente lutam pela proteção dos recursos naturais de nossa nação.

José Carlos Carvalho era um Ministro presente, liderando por palavras, exemplos e ações. Nunca se limitou ao gabinete ou às reuniões técnicas. Mesmo com uma rotina bastante corrida, encontrava tempo para acompanhar ações de combate aos desmatamentos ilegais na Amazônia, realizando viagens para atuar lado a lado dos técnicos e fiscais do IBAMA.

Com uma habilidade extraordinária foi capaz de aglutinar a participação de gestores de diferentes Ministérios, autarquias e secretarias em suas proposições e iniciativas, reduzindo as resistências e internalizando a variável ambiental no conjunto de políticas públicas federais/estaduais, o que possibilitou nos anos seguintes avanços significativos em vários temas.

Influenciou dezenas de profissionais das mais diversas instituições. Estando presente na maioria dos principais eventos nacionais para construção da agenda ambiental, além de representar o país em inúmeros eventos globais sobre sustentabilidade.

Todos que tiveram o privilégio de atuar ao seu lado são unânimes em reconhecer sua liderança e profissionalismo. Ele é daqueles raros profissionais que segue adiante, e logo se forma uma enorme fila de pessoas dispostas a seguir seus passos. Mesmo que o caminho pareça árduo e difícil, quando se tem um líder qualificado, todos se dispõem a enfrentar os desafios com alegria, convictos de que irão alcançar os objetivos almejados. Capacidade de inspirar sonhos, habilidade para superar obstáculos e talento para motivar equipes na construção de grandes realizações são algumas razões que justificam a multidão de admiradores e discípulos que seguem seu exemplo.

A vida de José Carlos Carvalho se parece em vários aspectos com a de outro famoso cidadão de sua terra natal capixaba, o cantor Roberto Carlos. Ambos saíram da mesma circunvizinhança, no interior do Espírito Santo, para ganhar notoriedade nacional. Carisma, entusiasmo, talento, profissionalismo, ética, amor ao que faz, respeito às pessoas e instituições são algumas das características comuns de ambos. Cada um em sua área, de modos diferentes, produzindo muito orgulho e alegria para todos os demais conterrâneos, amigos e familiares.

José Carlos Carvalho fez uma carreira meteórica, quebrando inúmeros recordes em precocidade e produtividade. Em pouco mais de duas décadas de trabalho chegou a Esplanada dos Ministérios, entrando para a história como um dos Ministros mais jovens, competentes e queridos!!!

Tudo isso explica como José Carlos Carvalho recebeu o título de Ministro Superlativo, conquistando seu lugar na galeria de notáveis profissionais da gestão pública nacional!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Setembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 02/10/2015
Reeditado em 02/10/2015
Código do texto: T5402073
Classificação de conteúdo: seguro