Pimenta igual a de dona Fiinha somente na Bahia

No dia 25 de dezembro do ano passado, ganhei de presente uma garrafa com um molho de pimenta excepcional. Fiquei mais feliz ainda em saber que aquela mistura de sabor tão especial tinha sido preparada cuidadosamente por dona Maria Pinheiro de Macêdo, que hoje completa 85 anos de idade.

Dona Fiinha, como é chamada pelos familiares e amigos mais íntimos, é baixinha, simpática, sorridente, comunicativa, aparentemente frágil. Apenas aparentemente. Por trás daquele corpo pequenino existe uma gigante, uma mulher que venceu dificuldades, superou obstáculos, nunca deixou de olhar no horizonte, jamais perdeu a dignidade, sempre com muita fé em Deus.

Impressionante como dona Fiinha cativa com o olhar e com a voz pausada, articulando as idéias rapidamente e buscando em sua memória uma história construída passo a passo, tijolo a tijolo, solidificando-se como um monumento simbolizando a dedicação à família e à vida.

Dona Fiinha é daquelas pessoas que ensinam com os mais simples gestos, com os olhares mais carismáticos. Seu andar lento não a faz desistir de continuar caminhando em busca dos sonhos e da união entre as pessoas que ama.

Que Deus permita que em cada família exista uma dona Fiinha, sempre pronta a escutar e aconselhar.

Não faz tanto tempo que a conheço, mas tenho por essa figura tão linda um carinho muito grande. Obrigado minha amiga. Obrigado pelos sorrisos, pelas conversas, pelas palavras, por sua existência. Ah, obrigado também pela pimenta. Um beijo no seu coração.

João Ricardo Correia
Enviado por João Ricardo Correia em 25/06/2007
Código do texto: T540460
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.