Victor Jara ( Compositor chileno).

Talvez muitos por aqui não conheçam Victor Jara, mas sim a canção " Te recuerdo Amanda", gravada por tantos artistas, como Mercedes Sosa, Milton Nascimento, e tantos outros mundo afora.

Victor foi um dos maiores compositores latinos, chileno e revolucionário, lutou contra o fascismo de Pinochet, ativamente, pela liberdade do seu povo, pois como filho de camponeses pobres, sabia bem o que era a miséria, aquela que não se lê nos jornais, a que se sente .

Quando vinha ao Brasil, hospedava-se na casa de Ivan Lins, e vice versa, foram muito amigos, e conhecedores da música , a que não tem fronteiras.

Jara morreu lutando, uma morte trágica, fuzilado no estádio nacional de Santiago, no ano 1973, no auge do golpe militar, que derrubou Allende. O cantor foi preso e torturado por quatro dias, e depois quebraram-lhe as mãos, e devolvendo-lhe o violão, lhe disseram; " Canta agora, seu filho da puta, canta...", e ele cantou...até receber o tiro fatal.

Ele esteve por dois anos no seminário, na juventude, e aprendeu o canto gregoriano, participando então da apresentação do coral na montagem de Carmina Burana. Não deu sequência, pois não tinha jeito para a vida religiosa, e já tinha as suas próprias ideias formuladas no campo musical.

A sua fama como artista chegou a Europa, onde era requisitado com frequência, como um grande cantor latino americano, e não sem motivos, também teve uma amizade com Neruda e Violeta Parra, e elevou o som andino além das cordilheiras.

"Te recuerdo Amanda,

La calle mojada

Corriendo a la fábrica

Donde trabajava Manuel

La sonrisa ancha

La lluvia en el pelo

No importava nada

Ibas a encontrarte con él

Con él, con él...

Son cinco minutos

La vida és eterna

En cinco minutos

Suena la sirena

De vuelta al trabajo,

Y tu caminando, lo iluminas todo

Los cinco minutos

Te hacen florescer "

Amanda era a sua mãe, e Manuel o seu pai, e aqui ele homenageia a sua mãe em particular, pois só tinha cinco minutos na hora do almoço, e tudo se resumia a esse pequeno espaço de tempo. O pai na verdade era um homem que bebia muito e era agressivo, mas a mãe sempre elevava a moral dos filhos e da família, não se deixando abater. Um dia , já cansada do marido ,se muda para a cidade com os filhos, e trabalha em Santiago , como cozinheira.

Sem saber , Amanda colocou a semente musical em Victor, pois ela cantava músicas folclóricas nos velórios das crianças , ainda no campo, era um costume do povoado, onde a crença popular dizia que as crianças mortas se tornavam anjos protetores do resto da família, e isto amenizava a dor de todos.

Aqui deixo mais uma homenagem a um artista da América do Sul, e seguindo este trabalho que faço com prazer .

As vezes pego o violão e toco "Te recuerdo Amanda", que na verdade tem uma segunda parte. Com isto também homenageio os meus pais, que sempre ouviam as suas canções.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 04/12/2015
Código do texto: T5469635
Classificação de conteúdo: seguro