Mariana em Lama

Nos livros de história te conheci Mariana. Depois nas calçadas e casarões vi que nada aprendi.

Te ver Mariana de perto foi mágico. A história do meu Brasil pela lente dos meus olhos. Foi um lindo aprendizado.

Depois de tantos anos,  o mágico se torna trágico.

Eis que em um lindo vilarejo, Bento Rodrigues,  uma destruidora de natureza foi implantada, suas montanhas maravilhosas foram como queijo perfurada e de dentro dela o minério de ferro estava sendo retirado.

Mas o que os moradores não sabiam que ao fazerem esta maldade,  muitos dejetos eram acumulados,  e acharam que esse tipo de sujeira ninguém nunca descobriria.

Veio então a tragédia nunca antes anunciada, duas barragens se romperam,  trazendo a lama e seus venenos. Como um tsunami, ceifando vidas,  sonhos,  Por onde passou nada restou.

O povo Brasileiro sempre muito solidário, vieram de todos os lados ajuda aos desabrigados. Conforto aos entes que ficaram muitos sem os pais filhos e famílias.

Água potável não tinha.

Um desastre desumano contra o povo, contra a histórica Mariana.  

E enquanto muitos se questionavam o que foi que ali aconteceu a tal Lama Maldita por muitos caminhos percorria.

Por onde passava nada restava, pois com as águas limpas dos rios,  ela só  aumentava.

Tantos seres humanos desesperados.

E quando atingiu um rio que pelos mineiros é admirado.

Rio Doce é seu nome,  lindo era de se ver,  de navegar,  de pescar e até mesmo um banho refrescante tomar. Valadares minha gente outra cidade atingida. Cobriram o Tio Doce e seus moradores com dejetos, sem direito a sobrevivência.

Tudo morrendo pelo caminho, pois nem os especialistas sabiam o que faziam.

E os peixes minha gente,  Que de muitos a fome supria, agora mortos não mais serviam. O Rio não é mais doce. E nem doces são as lembranças.

Depois de Minas Gerais percorrer, ao Espírito Santo chegou, mas não pensem que lá foi diferente.

Dessa história tiro o meu ponto de vista, a mineradora,  o município e o estado tudo sabia,  os impostos eram pagos e a natureza destruída.

Deus que tudo criou,  se és ateu respeita meu ponto de vista,  o único ser que destrói sem necessidade é o ser Humano. Mata sem ter fome.

Destrói sem perguntar a quem pertence.

E com isso eu saúdo o povo de Bento Rodrigues, que Deus os ajude a superar essa angústia, porque os políticos infelizmente não farão nada por essa gente.

Mariana sua linda, depois de tantas histórias,  terá mais essa para contar, e as crianças de hoje talvez não vão conseguir te entender e aceitar.

Seus casarões e sua história hoje o mundo inteiro sabe de cor.

A ganância pelo minério espero que venham a parar. A natureza já não aguenta tanta violência.

*Essa tragédia se deu por uma mineradora que não tinha vistoria desde 2013.

*E falam que iremos levar décadas para amenizar os estragos deixados por essa Lama Maldita.

 06/12/2015

LauLuz
Enviado por LauLuz em 06/12/2015
Reeditado em 06/12/2015
Código do texto: T5471970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.