MEU PAI: UM HOMEM SINGULAR

Um enorme laço de carinho sempre me uniu ao meu pai Sebastião Gomes de Araújo (in memorian). O que eu mais admirava no meu pai era a forma como ele se relacionava com todos. Com respeito e consideração. Não fazia acepção de pessoas, não as distinguia por condição social nem por status.

De tanto escutar as histórias que meu pai me contava, resolvi escrever alguns fragmentos de sua trajetória. Meu pai realmente foi um ser humano único e singular. Em suas divagações, expressava tamanha sensibilidade que contagiava até os mais insensíveis. Seu desejo de comunicar suas proezas era sem igual. Relatava que nas suas longas noites insones, aproveitava para refletir. Refletia com maestria sobre sua vida e sobre seus problemas, e encontrava assim um lenitivo para suas aflições, ao dizer que “quando se tem um problema que só se pode resolver com o tempo, então é só dar tempo ao tempo”(S G A).

Tem muitas coisas que poderia ser dito sobre meu pai, mas quis registrar aqui apenas alguns fragmentos da vida de um homem que se considerou como uma cortiça dentro do rio, sendo levada ao sabor das marolas e, portanto, sem rumo e sem destino, transformando os reveses que a vida lhe impôs, em oportunidades de bem viver, de viver a vida com alegria e com dignidade.

Quando ouvia as confidências de meu pai, lamentava não ter dedicado mais tempo a escutá-lo. Naquele ano de 2011, ele com noventa e um anos, era possuidor de uma sabedoria nata, e de conhecimentos acumulados durante toda sua vida. Expressava a grandeza e valentia dos grandes sábios, que com paciência conseguiam vencer as adversidades terrenas. Que com simplicidade suplantavam a ostentação dos soberbos. Que com sensibilidade conseguiam perscrutar as profundezas do seu próprio ser. Tornei-me sua confidente como ele mesmo me declarou um dia por telefone: “conto estas coisas a você porque você é minha confidente” (S . G . A ).

Meu pai, homem simples e trabalhador, não nos deixou herança material, mas nos deixou algo bem mais precioso: um exemplo de humildade, magnanimidade, bondade e grandeza de espírito...Sua dedicação à família, sua força de vontade e determinação fizeram com que passasse por esta vida com otimismo e muita disposição sem se deixar abater com os reveses da vida.Considero que esta foi uma herança especial que meu pai deixou para sua família.

Pequeno Príncipe
Enviado por Pequeno Príncipe em 07/12/2015
Código do texto: T5473045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.