RENATO MARQUES FONSECA

RENATO FONSECA

Uma explosão de bondade.

Rogo a Deus que eu consiga a redenção necessária para organizar o pensamento, pegar o caminho mais prático e sem atalhos, para discorrer sobre a grandeza do grande amigo Renato Fonseca.

Seria mais fácil, certamente, se eu tivesse que lhe dirigir verbalmente todos os encómios merecidos. Assim, não necessitaria, pois, decorar a fala, ensaiar o texto, tampouco premeditar o desejo mais íntimo e sincero para expressar o meu apreço por esse guerreiro da paz, que sempre andou pelo desconhecido, desprovido de medo, lotado de ousadia, sem contudo cometer insanidades que prejudicasse a sua essência.

Disse o poeta que um homem com coragem faz maioria e sua história. Renato fez história no MDB, quando ele decidiu não desistir e seguir sem importar-se com o que acontecesse. Sob a batuta do Líder José Bastos, ele comandou uma centúria e deixou a sua marca honrosa de bravo centurião.

Muitas vezes, o que motivou Renato lançar-se à guerra e outros a evitá-la, era o mesmo desejo; embora revestido de visões diferentes... Como militante político, nunca permitiu-se o desconforto do diálogo meticulosamente preparado, com a finalidade de lhe garantir benefícios, conciliar interesses e obter vantagens de qualquer natureza. Era um guerreiro ético que acreditava que o caminho para a moralidade não permitia atalhos. Renato é um construtor de caráter.

Entretanto, perdoar também era uma ilustração bonita do seu trajeto. Sempre estendeu a mão amiga, alimentando afetos para oficializar a paz. Sempre ofereceu o ombro, o colo e o abraço, sem cobrança de manifestação de reciprocidade do outro. Renato abomina a injustiça e a perseguição.

O farmacêutico Renato é um humanitário sacerdotal que tem de especial o compasso rítmico que forma essa cadência de harmonia: O compasso da igualdade e da simplicidade. - Com a sua alma beneditina, vive dando prova que não se escraviza com correntes de ouro, por entender que a riqueza e os valores são efêmeros. Renato é um desapegado.

Amigos, você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se você não fizer nada, não existirão resultados. Renato sempre foi um excelente e confiável amigo dos que considere merecedores do seu respeito. Dentre outras, possui a excelência da virtude; dono de um coração onde somente os bons sentimentos fazem morada. Renato é um semeador de atitudes nobres !

Um excelente parente e um pai extremoso. A nossa amizade se pauta no respeito as nossas individualidades e na aceitação das nossas diferenças. Uma amizade forjada duma parceria gratificante, sustentada na referência das nossas famílias e da nossa juventude. Um companheiro confidente e confiável que não precisei moldá-lo de acordo com meus sentimentos, tampouco para as minhas conveniências. Fomos e somos parceiros de um ideal...

É com muita alegria, então, que faço esta justa homenagem ao velho amigo, que vive hoje de maneira mais comedida, consciente das suas limitações, cônscio que não há tempo para mais nada que não seja essencial. Combateu o seu bom combate e, com sabedoria, hoje, tem disposição moderada, temperamento controlado, humor alegre, afeito a relacionamentos afáveis. Renato fez história que precisa ser lembrada e contada pra muita gente !..

Por mais que me deliciasse com os sábios políticos de outros séculos, alinho-me com a história de Renato; ele tem maior capacidade de albergar a minha alma revolucionária.

Vida longa ao Menestrel da "Lagoinha", filho de Zezito da Farmácia !!..

Com o meu apreço e meu respeito,

Manoel Lobo.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 10/02/2016
Código do texto: T5539528
Classificação de conteúdo: seguro