DIA INTERNACIONAL DA MULHER

GRÃOS DE AREIA ...

Hoje talvez seja um dia adequado para nos lembrarmos de todas as mulheres esquecidas.

Aquelas que passaram pela vida sem deixar um rastro de fama. Mas que, talvez, até tiveram marido, filhos, netos, bisnetos, tios e tias, comadres, compadres e amigos. E uma existência marcada pelo anonimato. Que, ao fim de sua vida, foram esquecidas por todos. Até elas mesmas se esqueceram de si, comidas pelo Alzheimer. Um abrigo de idosos, sua penúltima morada terrena. Suas dores, seus sofrimentos, suas lutas e suas muitas batalhas sequer foram registradas. Ficaram anônimas. Muitas, nem registradas em cartório o foram. Até a certidão de nascimento lhes foi negada. Mas existiram. Essas mulheres sem nome, todas essas mulheres que a história esqueceu, também tiveram a sua história. Pois todos nós temos uma história, mesmo que não fique registrada em papéis, mesmo que não existam palcos e nem holofotes para exibir os feitos de vidas tão duras.

Infelizmente, há um mito de que a vida pertence aos que fazem sucesso, aos que aparecem na mídia, aqueles que são chamados de celebridades ou famosidades. Na verdade, a história é construída por uma rede infindável de teias, muitas delas invisíveis. Portanto, aqui fica uma singela homenagem a todas aquelas mulheres que passaram pela vida sem serem notadas. Mas que deixaram uma marca indelével em outros anais: nos registros perenes da memória da natureza e do cosmos, feito grãos de areia que voam pelo vento e são capazes de construir dunas enormes.

FELIZ DIA DA MULHER ANÔNIMA E ESQUECIDA!!!

(texto republicado, escrito há 3 anos atrás, mas creio que continua atual)

José de Castro
Enviado por José de Castro em 08/03/2016
Código do texto: T5567651
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.