MINHA LINDA JUVENTUDE

MINHA LINDA JUVENTUDE ( homenagem póstuma ao Ailon Eduardo Vieira Nascimento, 20 anos de idade)

Nem toda juventude brasileira está perdida. Foi preciso que ocorresse uma tragédia no seio de uma família muito amiga, que culminou com a morte de um jovem muito querido, atuante e latente na sua comunidade, para que eu me desse conta, dessa assertiva.

Na quinta-feira 03 de março de 2016, por volta de 21:00h, recebi noticia de meu filho, pelo celular e via WATHSAPP, nesses termos: “ Pai o Ailon, primo da Carol, morreu lá em Conceição do Araguaia, ele teve um ataque do coração, ele é filho do Tatá e da Sandra, irmão da Sandryele e do Júnior”.

De imediato, eu deixei meu repouso, e fui procurar os familiares do jovem que havia morrido, mais precisamente, seu tios, visto que a maioria são meus vizinhos. Todos abalados com a notícia fúnebre tão dolorida de seu ente querido. Em contato com sua tia, professora Nazaré Peixoto, irmã da mãe de Ailon Eduardo, ela me falou que naquela data era aniversário de sua genitora, Sra. Anita Peixoto, alguns familiares participaram de uma missa na matriz, em regozijo a passagem do aniversário de Dona Anita; porém antes da missa, por volta das 18:30h, AILON EDUARDO havia ligado para falar com seus pais, e no ensejo, por telefone parabenizou Dona Anita, sua dileta avó, pois tratava-se de um jovem muito amável e cordial. Após duas horas desse contato telefônico, o Sr. Ataíde, o “Tatá”, recebe um telefonema de Conceição do Araguaia, de um colega de AILON informando que o jovem estudante de Educação Física, no Campus de Conceição do Araguaia, havia sofrido um infarto quando jogava futebol e evoluiu para óbito bruscamente; naquele momento a notícia foi compartilhada a todos que rodeavam o pai do jovem, e todos ficaram incrédulos, muitos abalados, a genitora do jovem foi quem mais se abalou; porém recebia em sua casa a solidariedade de seus irmãos, parentes, do diácono paroquial, e de toda vizinhança, sua residência ficou cheia de gente durante todo o tempo em que ocorria o translado do corpo de AILON de Conceição do Araguaia para Capanema, a rua onde o pranteado residia ficou intransitável de tanto carro, muita gente querendo confirmar a notícia, que hoje se espalha com mais velocidade devido as redes sociais.

Daí em diante, eu procurei participar de todas as diligências das exéquias dos funerais de AILON EDUARDO, já no sábado pela manhã, durante a missa de corpo presente na igreja de Santa Terezinha, o templo estava lotado até em seus arredores, repleto de uma juventude muito sadia. Jovens do JUSANT, movimento jovem do qual AILON participava com uma atuação exemplar, seus amigos queriam lhe prestar homenagem; seus colegas de turma da UEPA vieram, acompanhado de alguns professores, também para lhe prestar a última homenagem. Confesso que em toda minha vida, nunca participei de um funeral tão emocionante, ficava com um nó na garganta a cada homenagem prestada ao lustroso jovem. O Diácono Afonso, durante sua preleção, revelou um elenco das qualidades de AILON EDUARDO VIEIRA NASCIMENTO, um rapaz de 20 anos de idade. Um jovem muito inteligente, educado, muito querido por seus pais, seus primos e toda comunidade onde residia, cordial, participativo, criativo, engajado as causas sociais e outros predicativos mais; acredito que não havia um ser humano, ali presente, que não tenha lacrimejado involuntariamente diante de tanta emoção em decorrência das manifestações em homenagens prestadas ao jovem estudante. Por seus colegas do JUSANT, colegas da UEPA, seus primos e demais parentes. Uma pena que os desígnios de Deus tenham levado tão cedo, em tão tenra idade, aquele menino prodígio para o convívio celestial.

Mas o ponto mais emocionante das homenagens, foi no momento em que, após o juramento de seus colegas de turma, um professor da instituição de ensino, em nome do magnífico Reitor, outorgou-lhe o grau de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, os aplausos foram efusivos por todos que ali estavam prestando um ato de solidariedade cristã.

Confesso aos leitores, que diante de todas as virtudes de AILON EDUARDO ( AILINHO), muito bem esplanada pelo diácono Afonso, durante a homilia, no momento das preces solicitadas pela comunidade, durante a missa; eu no meu mais profundo íntimo, pedi ao SENHOR DEUS NOSSO PAI, que todas as virtudes de AILON EDUARDO, sirvam de inspiração a todos os jovens de Capanema. Pois se assim for, teremos menos delinquência juvenil, menos desgosto nos seios das famílias que hoje em dia estão perdendo seus filhos para as drogas e o crime.

Capanema, 06 de março de 2016.

Samuel Alencar da Silva

salencar
Enviado por salencar em 10/03/2016
Código do texto: T5569528
Classificação de conteúdo: seguro