22 anos da morte de Kurt Cobain (NIRVANA)

Em 5 de Abril de 1994, morria o mito do Grunge, uma lenda do rock mundial, ele se chamava Kurt Donald Cobain, da banda norte-americana NIRVANa. a banda formada por ele vendeu mais de vinte e cinco milhões de álbuns nos Estados Unidos, e mais de cinquenta milhões em todo o mundo. Tudo isso, em um curto espaço de tempo.

A banda era idolatrada por milhares de jovens daquela época. Que até hoje continuam seus fãs.

Durante os últimos anos de sua vida, Cobain lutou contra o vício em heroína, doenças gástricas, fortes dores na coluna e abdome, depressão, fama e imagem pública, bem como as pressões ao longo da vida profissional e pessoal.

E em torno dele próprio e de sua esposa, a cantora Courtney Love. Em 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, três dias após a sua morte, vítima do que foi oficialmente considerado um suicídio.

As circunstâncias em torno de sua morte, por vezes, tornam-se um enigma. E tema de fascínio e debate.

As famosas - e tão criticadas - "duas notas" do metal da guitarra de Kurt, fizeram a cabeça de fãs mundo afora.

Quando lançou o disco "Nevermind", seis a cada dez jovens no mundo se diziam fãs do Single mais famoso da banda. O - Smells Like Teen Spirit - "Exala o espírito adolescente."

O ritmo era eletrizante, o jeito jovem rebelde, e o estilo menino mimado,revoltado, gritante, fez dele uma aclamação divina pela crítica. Ungido pela mídia, como o maior astro da geração-X de jovens.

Mas Kurt detestava as câmeras, os holofotes, a mídia, e, sobretudo: a fama. Ele queria ser tudo, menos ser "estrela."

Mas, por ironia do destino, talvez, sua estrela um dia brilhou ainda mais forte. Explodiu. Kurt Cobain, morrera, misteriosamente, em 1994. Uma perícia foi feita, mas não conclusiva.

Até hoje sua morte está cercada de um grande mistério. Um enigma. Foi suicídio? Ou, homicídio?... Quem, de fato, 'efetuou o disparo?' Quem seria a pessoa oculta, que esteve na cena do crime naquela noite, e depois desapareceu.

Por que Courtney Love teria viajado, e sequer telefonou para saber sobre Kurt? ela não o procurou, não perguntou por ele, nos cinco dias que seu corpo esteva morto no porão de sua casa.

E, só quando o jardineiro viu, pela vidraça... um corpo estático no chão rodeado de uma manha de cor escura. Semelhante a sangue, foi quando o jardineiro decidiu chamar a polícia. Em seguida, veio a divulgação oficial: Kurt Cobain estava morta. Uma comoção mundial, de milhares de fãs da banda. Morria ali, a Banda.

Mas, que permanecerá registrada para sempre na memória de todos os amantes da música do homem que revolucionou o mundo do rock. Kurt Cobain foi o prepulsor de um novo estilo de fazer rock. Depois dele, outras dezenas de bandas famosas surgiram enraizadas e influenciadas pelo mesmo estilo de Kurt.

A pergunta que ainda não teve respostas é: Quem estaria interessado na morte dele? Kurt deixou uma fortuna milionária.

OBS: nos EUA, nenhum corpo pode ser enterrado antes que a perícia médica faça uma autópsia para diagnosticar o que causou a morte. Mas, o corpo de Kurt foi um dos únicos e raros casos, onde seu corpo fora enterrado sem que houvesse uma declaração oficial, e convincente a respeito de sua morte.

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 23/07/2016
Código do texto: T5706956
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.