Homenagem a todos injustiçados pela história: Sócrates, Cristo, Joana D'Arc, Antonio Conselheiro, Che Guevara, Maximiliano Kolbe, Edith Stein, Dilma Rousseff, judeus, indios, negros e operários injustiçados à luz de Mario Benedetti

Geraldo Vandré - Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando e cantando)

https://www.youtube.com/watch?v=6oGlRrJLiiY

___________

Mario Benedetti - No te rindas.

https://www.youtube.com/watch?v=k3zmuVHDeag

__________

Não te rendas, Mario Benedetti está aqui

Não te rendas, ainda é tempo

De se ter objetivos e começar de novo,

Aceitar tuas sombras,

Enterrar teus medos

Soltar o lastro,

Retomar o vôo.

Não te rendas que a vida é isso,

Continuar a viagem,

Perseguir teus sonhos,

Destravar o tempo,

Correr os escombros

E destapar o céu.

Não te rendas, por favor, não cedas,

Ainda que o frio queime,

Ainda que o medo morda,

Ainda que o sol se esconda,

E o vento se cale,

Ainda existe fogo na tua alma.

Ainda existe vida nos teus sonhos.

Porque a vida é tua e teu também o desejo

Porque o tens querido e porque eu te quero

Porque existe o vinho e o amor, é certo.

Porque não existem feridas que o tempo não cure.

Abrir as portas,

Tirar as trancas,

Abandonar as muralhas que te protegeram,

Viver a vida e aceitar o desafio,

Recuperar o sorriso,

Ensaiar um canto,

Baixar a guarda e estender as mãos

Abrir as asas

E tentar de novo

Celebrar a vida e se apossar dos céus.

Não te rendas, por favor, não cedas,

Ainda que o frio te queime,

Ainda que o medo te morda,

Ainda que o sol ponha e se cale o vento,

Ainda existe fogo na tua alma,

Ainda existe vida nos teus sonhos

Porque cada dia é um novo começo,

Porque esta é a hora e o melhor momento

Porque não estás sozinho, porque eu te amo

Mario Benedetti, poeta e escritor uruguaio, sempre tem palavras para os momentos mais introspectivos , aqueles cujo silêncio parece silenciar toda uma vida, ainda que haja um coração gritante. Gritando por socorro. São palavras sobre amor por um outro alguém, amor pela vida, amor por nós mesmos quando tudo parece perdido.

O poema acima é um canto pelo amor próprio e um dos mais belos legados líricos do escritor que faleceu no ano passado. É um mensagem de incentivo e superação, de companheirismo e paixão e, o melhor, sem ser nada piegas. Mario mantém a sensibilidade da mensagem com a racionalidade de quem precisa se erguer de uma situação ou , pelo menos, não cair de uma vez por todas e ele tem uma estilística muito particular, que conversa com a alma da gente; ele é Benedetti, único e, para sempre o expressivo escritor Latino Americano que conhece magistralmente a condição humana.

O título é de impacto: Não te rendas (título original, No te rindas) faz uma belíssima menção para que o fracasso e a derrota não sejam aceitos, ou melhor dizer: Não se submeta à passividade, seja resiliente em uma situação difícil. O poema clama por uma atitude positiva pois ainda há tempo de reverter medo em coragem, abandono em amor, lágrimas em sorrisos. Existirão fases de dificuldades como os invernos da vida, a escuridão da solidão, mas serão somente fases. A alma cheia de sonhos ainda estará aqui.

_________________________

Apologia de Sócrates (por vezes simplesmente Apologia) (em grego antigo: Ἀπολογία Σωκράτους Apologia Socratis[1]) é a versão de Platão de um discurso dado por Sócrates em cerca de 399 a.C..[2] A obra é considerado o segundo livro da tetralogia formada pelos seguintes diálogos: Eutífron, em que vê-se o filósofo, ainda livre, indo para o tribunal a fim de conhecer as acusações que lhe foram movidas pelo jovem Meleto; a Apologia, com a descrição do processo; o Críton, com a visita de seu amigo mais querido ao cárcere; o Fédon, com os últimos instantes de vida e o discurso sobre a imortalidade da alma.

Em Apologia de Sócrates, o mesmo faz sua defesa sobre as acusações de "corromper a juventude, não acreditar nos deuses e criar a nova Deidade".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Apologia_de_S%C3%B3crates

Edição especial para distribuição gratuita pela Internet,

através da Virtualbooks.

http://www.revistaliteraria.com.br/plataoapologia.pdf

_____________________

Livros

Bíblia de Jerusalém, Editora Paulus, 2002, Reúne os quatro evangelhos que relatam a Paixão de Cristo

O Jesus Histórico, a Vida de um Camponês no Mediterrâneo, John Dominic Crossan, Imago, 1994, Um dos maiores estudiosos do tema, Crossan elabora um retrato de Jesus por meio de análises históricas, antropológicas e literárias

Um Judeu Marginal, Repensando o Jesus Histórico, John P. Meier, Imago, 1992,

Outra grande obra de referência, que analisa Jesus no contexto de seu tempo Sobre o Processo de Jesus, Paul Winter, Imago, 1998, O autor discute o passo-a-passo do julgamento de Jesus à luz da história

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/julgamento-jesus-433591.shtml

____

Julgamento de Jesus no Sinédrio é um episódio da vida de Jesus e ocorre logo após a sua prisão em Jerusalém e antes do julgamento de Pilatos. O evento está relatado nos quatro evangelhos canônicos, embora o Evangelho de João não faça uma menção específica ao Sinédrio neste contexto. Os relatos estão em Marcos 14:53-65, Mateus 26:57-68, Lucas 22:63-71 e João 18:12-24.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Julgamento_de_Jesus_no_Sin%C3%A9drio

________________

Joana d'Arc (em francês: Jeanne d'Arc, IPA: [ʒan daʁk]; em italiano: Giovanna D'Arco; ca. 1412 – 30 de maio de 1431), cognominada "A Donzela de Orléans" (em francês: La Pucelle d'Orléans) e também conhecida como Joana d'Arc, a ruiva (em francês: Jeanne d'Arc, la rousse) é uma heroína francesa e santa da Igreja Católica. É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Foi executada pelos borguinhões em 1431. Camponesa, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa e também heroína de seu povo, canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva em um auto de fé.

Na primavera de 1430, Joana d'Arc retomou a campanha militar e passou a tentar libertar a cidade de Compiègne, onde acabou sendo dominada e capturada pelos borguinhões, aliados dos ingleses.

Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimónia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão.

Em 9 de maio de 1920, cerca de 500 anos depois de sua morte, Joana d'Arc foi definitivamente reabilitada, sendo canonizada pelo Papa Bento XV, como Santa Joana d'Arc. A canonização traduzia o desejo da Santa Sé de estebelecer laços com a França republicana, laica e nacionalista. Em 1922 foi declarada padroeira de França.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

______________

Antônio Vicente Mendes Maciel (Nova Vila de Campo Maior, 13 de março de 1830 — Canudos, 22 de setembro de 1897), mais conhecido na História do Brasil como Antônio Conselheiro, que se autodenominava "o peregrino",[1] foi um líder religioso brasileiro.[2]

Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1896.[3]

A imprensa dos primeiros anos da República e muitos historiadores, para justificar o genocídio, retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra-revolucionário monarquista perigoso.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Conselheiro

____________

3 de Fevereiro, 2012

A Assembleia Nacional do Equador aprovou uma resolução de condenação do assassinato do lendário guerrilheiro Ernesto Che Guevara, ocorrido há 44 anos.

http://jornaldeangola.sapo.ao/mundo/americas/condenado_assassinato_de_ernesto_che_guevara

_____

Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara (Rosário, 14 de junho de 1928[1] — La Higuera, 9 de outubro de 1967)[nota 1], foi um guerrilheiro, político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano[3].

Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara

_______________________

Maximiliano Maria Kolbe nascido Rajmund Kolbe, O.F.M. Conv. (Zduńska Wola, Polónia, 8 de janeiro de 1894 – Auschwitz, 14 de agosto de 1941), foi um padre missionário franciscano da Polónia. Morreu como mártir no campo de concentração nazi de Auschwitz, como voluntário para morrer de fome no lugar de Franciszek Gajowniczek como castigo pela fuga de um outro prisioneiro, que lhe deu o privilégio de ser aceite pelo Estado de Israel como Justo entre as nações.

Foi canonizado pelo seu compatriota, o Papa João Paulo II, em 10 de Outubro de 1982, na presença de Franciszek, que sobreviveu aos horrores de Auschwitz. O próprio Papa, em numerosos textos, chama-o de “Santo do nosso século difícil”[1].

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maximiliano_Maria_Kolbe

_____

Edith Stein

Edith Theresa Hedwing Stein (Breslávia, 12 de outubro de 1891 — Oświęcim, 9 de agosto de 1942) foi uma filósofa e teóloga alemã. De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça. Segunda mulher a defender uma tese de doutorado em Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia.[1] Morreu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Em 11 de outubro de 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Edith_Stein

____________

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada no Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente suspensa do Brasil.[2][3][4] Em 12 de maio de 2016, foi afastada de seu cargo por até 180 dias devido à instauração de um processo de impeachment[5] que fora movido contra ela.[6]

Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia e posteriormente da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para concorrer à eleição presidencial,[7][8] cujo resultado de segundo turno, anunciado em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o mais alto cargo, o de chefe de Estado e chefe de governo em toda a história do Brasil. Em 26 de outubro de 2014 foi reeleita, novamente no segundo turno das eleições.

_____

(...) A Folha de S.Paulo avaliou o gesto do Presidente da Câmara do Deputados Federais, Eduardo Cunha como uma retaliação contra o partido da Presidente da República.[237] Por sua vez, Eduardo Cunha afirmou que o governo Dilma negociou com seus aliados para trocar os votos do PT a favor do mesmo no processo de cassação movido contra ele no Conselho de Ética, pela aprovação da CPMF e arquivamento dos pedidos de impeachment.[238]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Rousseff

____________________________

Impeachment no Senado: discurso final de Regina Sousa (PT-PI)

Ela declarou seu voto contra o impeachment de Dilma Rousseff. Julgamento da presidente afastada chegou à sua etapa final.

http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/

___________

Sessão de julgamento de impeachment de Dilma no Senado será retomada nesta terça, às 10h51

Do UOL, em São Paulo 30/08/201604h10

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/08/30/sessao-de-julgamento-de-impeachment-de-dilma-no-senado-sera-retomada-nesta-terca-as-10h.htm

____________

J B Pereira e http://glamourliterario.blogspot.com.br/2010/07/nao-te-rendas-mario-benedetti-esta-aqui.html
Enviado por J B Pereira em 30/08/2016
Reeditado em 02/09/2016
Código do texto: T5745108
Classificação de conteúdo: seguro