Brisa de Setembro na minha cidade do Porto

Porto, cidade Invicta, maravilhosa… Minha linda e maravilhosa cidade, que me acolheu há muitos anos atrás, ainda eu menininha de colo, e que me mostrou lugares lindos, e pessoas maravilhosas que guardo no meu coração, e me deu a honra de nela crescer, ser adolescente e me tornar mulher… Meu Porto, cidade de gente de sorriso aberto, abraço forte, resposta sempre pronta, entre muitos outros predicados. Cidade frenética, cheia de vida, alegria, muito calorosa, afectuosa, repleta de lindos monumentos, ruas estreitas, largas avenidas, lindos e grandes jardins que “recebem” em seus relvados, gente cansada, nas noites de folia, ou que se abrigam do calor do Verão debaixo das frondosas copas de árvores, algumas já centenárias, e banhada pelo rio mais lindo que já vi, o Douro.

É uma linda cidade, viva, e quente, tanto a nível de sentimentos como de temperatura. Mas hoje, a manhã já “acordou” mais fresca. A brisa que senti, ao abrir a janela do meu quarto, já me fez arrepiar um pouquinho, deu-me vontade de me abrigar nos meus braços cruzados. E assim fiz. A esta brisa, eu chamo de ventinho, pois ainda é “menininho”. Ainda está a aprender a dar os primeiros passinhos, pouco a pouco. É um vento levinho, ainda nada curva á sua passagem, só toca ao de leve, só vem para acalmar o calor que Junho, Julho e Agosto nos deram, dia e noite, e nos fez suar e a sombra ter procurado, para o calor “matar”. Só quer mostrar que chegou, e que em breve ficará por tempo, e no seu devido tempo.

Adoro o vento, senti-lo na cara, nos meus cabelos. Adoro sua subtileza, sua transparência, pois ele não tem cor. E é pena que o vento, não tenha cor, para com a sua passagem, colorir ainda mais esta linda cidade do Porto… Então, ainda seria mais bela do que é, apesar de aos meus olhos ser a mais bela do mundo. Lá ao longe, na linha do horizonte, vi umas ligeiras e leves nuvens, parecidas a bolinhas de sabão. Foram, trazidas por ele apesar de ainda menininho na sua força. Talvez, daqui a um dia ou dois, possam cair as primeiras gotinhas de água, sobre a mãe Terra, e ele seja a ajuda necessária a isso. Acredito nisso, pois hoje ouvi o amolador de tesouras, e desde a minha infância, que eu o ouço cada vez que a chuva se avizinha.

O Porto, para mim é um estado de alma, um encantamento, uma forma de sentir a vida! E Setembro embeleza-a ainda mais com suas cores Outonais e a sua brisa a que eu chamo de ventinho…

Amo-te cidade do Porto

Maria Irene
Enviado por Maria Irene em 12/09/2016
Reeditado em 12/09/2016
Código do texto: T5758854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.