Finados

Finados. Vale em qualquer época do ano. Em qualquer hora. Aos poucos ela se torna saudade, que dura toda uma vida. Palavra triste esta tal de saudade.

Arrisquei-me a montar este texto, em honra aos nossos queridos que já não fazem parte deste mundo.

Àqueles que nos geraram e ensinaram ao toque em nossos lábios, a palavra “Deus”... Àqueles que perdemos na roda viva da vida. Àqueles que geramos, só vimos por um relance e depois os perdemos... Perdas todos tivemos, ao longo de nossos anos. Nada elas representam ao tempo dos céus,ao tempo de Deus.

Uma pergunta. Até confrontando ao Criador: Por que, Senhor, permite tamanha dor?”

Sandice minha. Ele não pode ser confrontado. Porque então não alivia a nossa dor? Bobagem minha. Ele nos dá e Ele nos tira, bendito seja!

Tragédias que sobre nós se abatem, vemos nelas um Deus injusto, que nos pune até por coisas que desconhecemos.

Seriam erros de nossos pais? Ou dos pais de nossos pais? Seria herança maldita de nossos antepassados?

Habacuque questionava a decisão Divina: - Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Assim é.

Adultos morrem. Também isto é uma herança que recebemos. De Adão.

Lembra-te no que te foi ensinado, que Deus fez o homem do barro da terra? E ele, Adão, sendo a criação divina, escolheu ter a morte como companheira? Pois então.

A morte foi a escolha do primeiro filho de Deus. Por isso, a herança maldita por desobediência do homem ao Criador de todas as coisas. Escolha de Adão, não do Criador da vida...

Agora, esclarecendo estas coisas que escrevo: O primeiro casal do mundo sabia: o Criador estabeleceu regras. O pecado é igual à morte. A negação ao pecado é a perfeição da vida no paraíso terrestre.

Mas, nem sempre isto é entendido, melhor que eu pare. Mesmo porque não sou Miguel, nem Rafael. Apenas temo a Deus. Coisa minha. Creio. Simplesmente creio.

Mas, agora de fato entrando nas razões deste texto, que é discorrer sobre as nossas crianças e sobre os propósitos de Deus, coisas que eu, de fato tenho dificuldades em compreender.

Adultos já vividos são, de certa forma, compreensível que se vão. Mas, crianças?

Não entendo por que Deus permite que crianças morram pela mesma razão que ele permite que os adultos morram. Tudo bem.

Voltando a Adão e a Eva, ambos sabiam plenamente que Deus tinha estabelecido a pena de morte para o pecado. E eles foram desleais a Deus. Mas, e nossas crianças? Porque as nossas crianças?

Uma pergunta que me persegue – Se é tão alto o preço do pecado, e sendo Deus o nosso condutor, porque permite que pequemos? Porque permitiu que herdássemos do primeiro casal do mundo a desgraça do erro? Porque nos deu a morte por herança?

É, Deus, deveras, pode impedir a morte, mas permite que ela continue... E, agora falando dos nossos filhos, e dos filhos de nossos filhos. Porque nossas crianças morrem?

O que dizer?

Outra pergunta: Porque o nosso supremo e único Deus permitiu que nosso irmão Jesus morresse na cruz?

E a nossa pergunta: - Porque Senhor , permitiste que nossos filhos morressem antes mesmo de receberem o batismo de teu Santo Espírito?

Creio na tua infinita bondade, Senhor. Acredito que não querias que meu filho morresse, ou que o filho ou filha de meu filho morresse. Ou que o filho de meu irmão morresse.

Ora, sei que meu pai eterno sequer se apraz com a desgraça dos seus inimigos. Muito menos com a morte de uma criança colocada em seus jardins. De certo, Senhor não queria este fim.

Mas, a tragédia da morte é dada aos que amam, que conseguem amar e que têm a consciência de serem feitos à imagem e semelhança do Criador e refletem a perfeição do amor de Deus.

Por isso choramos, nos cobrimos de cinzas, nos punimos e nos sentimos abaixo dos animais rastejantes da terra, enquanto esperamos a misericórdia do nosso Criador aos nossos queridos que se vão desta vida.

Mas, Se o propósito de Deus é acabar com a morte, porque permite que nossos pequenos se vão? Porque então Deus permite que crianças inocentes morram como adultos se vão?

Melhor parar. As minhas perguntas não recebem respostas. Meus pensamentos se embaralham. Penso que Deus não permite que se revele a Sua mente, os Seus propósitos...

Este texto é dedicado a nossas crianças. Crianças que nos deixaram.

Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós...

Paulo de Tarso
Enviado por Paulo de Tarso em 02/11/2016
Reeditado em 19/02/2019
Código do texto: T5810332
Classificação de conteúdo: seguro