"O homem que erradicou a miséria, a desnutrição e revolucionou Cuba".

Eu não entendo um povo como o brasileiro aplaudindo, festejando a morte de um Líder Revolucionário de outro pais. Pessoas que só conhecem o nome dele pela mídia. Pessoas que nunca conheceram nem conhecerão de verdade a vida dele nem do povo comandando por ele.

Ele implantou o Socialismo em Cuba, nós aqui vivemos uma "Democracia" onde ladrões, corruptos, prevaricadores tomaram conta do Judiciário, do Congresso, das Câmaras, da direção de muitos estados e Prefeituras, graças ao nosso voto.

Nossos jovens de baixa renda não tem acesso nas cidades grandes a educação e cultura, sem orientação nem comando, muitos roubam matam para obter um tênis de marca, uma bicicleta, um carro... por causa da cultura do “você é o que você tem”. Somos roubados nas esquinas, até por bandidos criança ; somos "mortos" por possuir um bom carro, uma boa casa... O povo brasileiro é roubado de todas as formas. Isso acontecia com o povo de Cuba?

Não estou defendendo um regime, um ditador e sim um líder de um povo que teve cultura, educação e teto para morar, não mansões, não palácios, mas um teto; comida no prato, não supérfluos como todos os dias os comercias fazem com que nossas crianças (as que têm casas e pais) querem comer.

E questionam sobre crianças órfãs pelos mortos pelo Regime imposto, Mas nos regimes democráticos como o nosso, quantas crianças estão órfãs por terem seus pais, trabalhadores, assassinados por bandidos e quantos são os filhos "órfãos" de pais que estão presos por cometerem crimes de roubos, latrocínios aqui em nosso país? Muitos destes pais entraram para vida do crime por estarem desempregados, quantas crianças estão nas esquinas roubando, matando "de menor" não são presos... Quantos, quantos, dormem nas ruas, embaixo das pontes com seus pais desempregados, drogados? Ou moram em favelas, em locais invadidos em barracos de madeira, no meio da criminalidade, (mas felizes?... por ter televisão e geladeira?) Não defendo o Regime, não defendo o ditador, mas sim a forma de vida de um povo. que apesar da pobreza de bens materiais, tem cultura, tem comida, tem a relativa paz.

Ah... Fidel não detonou bombas atômicas no Japão (quantos mortos?) Fidel não mandou bombardear o Vietnã (milhões de mortos, sendo 40.000 de jovens americanos). Não bombardeou o Iraque, o Afeganistão, a Líbia. Cuba não tem centenas de bases militares em todo o mundo...

Tudo que queremos é PAZ em nosso país e mesmo com todos afirmando que é utopia, PAZ no Mundo.

Sonia Medeiros Imamura