ANIVERSÁRIO DO ELEVADOR LACERDA

Hoje e Aniversário do Elevador Lacerda completando 146 anos (1870 a 2016) de construindo, Antônio de Lacerda, o construtor do Elevador Lacerda.

Foi constituida, em 1869, a firma "Antônio de Lacerda & Cia", mais conhecida como " Companhia Transporte Urbano", propondo-se à instalação de linhas de bondes puxados a burro, na parte alta da cidade e, finalmente ,à construção do elevador hidraulico da Conceição.

As obras do elevador iniciaram em outubro de 1870 e prosseguiram por cinquenta meses, havendo decorrido, portanto, dos últimos meses daquele ano, ultrapassando os de 1871 e 1872, a dezembro de 1873 Deverão ter sido, contudo, de autoria de Augusto Frederico de Lacerda, que mesmo não figurando entre os sócios da firma, mas, ao contrário o irmão, possuindo o grau e as habilidades de engenheiro, e os projetos técnico que permitiram a sua construção, principalmente os que envolveram a lenta e penosa perfuração da rocha existente no seio da encosta separando a Cidade Alta e a Cidade Baixa, e ainda os referentes à instalação de máquinas de fabricação estrangeira com as quais já estaria familiarizado, mostrando-se pois, apto a mantê-las.

O primitivo elevador da Conceição passou a chamar-se Elevador Antônio Lacerda em razão do acolhimento da proposta feita,a 21 de junho de 1896,pela diretoria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia à diretoria da Companhia Transportes Urbanos e ao Conselho Municipal da Cidade do Salvador.

Em dezembro daquele mesmo ano, os bondes dos Lacerda já circulavam entre o largo da Piedade e o Vitória havendo chegado. da Piedade á Praça do Palacio, em dezembro de 1873, quando da inauguração do elevador da Conceição, a 8 daquele mês. Somente mais tarde indo os bondes de burro alcançarem o largo da Vitória e, depois, o então povoado da Barra, através da ladeira da Graça, hoje da Barra Avenida, Antônio de Lacerda nasceu em Salvador,a 19 de outubro de 1834, faleceu em 2 de agosto de 1885. (com cinquenta e um anos).

Francisco Atila Moniz de Aragão
Enviado por Francisco Atila Moniz de Aragão em 08/12/2016
Reeditado em 08/12/2016
Código do texto: T5847661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.