IBAMA-TO e Lenine Barros: sinônimos de respeito e trabalho na defesa da natureza

O IBAMA tem um nome muito forte, bastante conhecido e respeitado em todo Brasil.

Em todas as partes de nosso imenso país, dos mais humildes até as classes mais altas, quando se comenta algum assunto ligado ao meio ambiente, a primeira instituição lembrada pela totalidade de nossa população é “IBAMA”.

Entretanto, poucas pessoas sabem que por trás dessa marca forte há um vasto número de profissionais que labutam diariamente, superando limitações e desafios dos mais diversos, para construir essa imagem positiva perante a opinião pública. No Estado do Tocantins há um bom exemplo de profissional que representa o que há de melhor no IBAMA, que se trata do Fiscal Lenine Barros Cruz.

Ele é um dos mais antigos servidores em atividade. Na verdade, sua trajetória profissional é bem mais antiga, pois, antes mesmo do surgimento do Estado do Tocantins e do próprio IBAMA, Lenine já atuava na proteção ambiental como parte da equipe técnica do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), que foi um dos quatro órgãos federais que deram origem ao IBAMA.

Iniciou suas atividades, em 1983, como Agente de Defesa Florestal do Parque Nacional do Araguaia (Ilha do Bananal), trabalhando na base que fica perto da aldeia Macaúba dos índios Karajá-Javaé, onde aprendeu a língua indígena e desenvolveu importantes serviços, unindo os saberes das comunidades com os princípios e técnicas do Instituto.

Em 1988, com a criação do Tocantins ele tornou-se um dos pioneiros na estruturação da Superintendência do IBAMA em Miracema e, posteriormente, em Palmas. Viu o crescimento do Estado, ajudando a promover a conscientização para proteção dos recursos naturais. Desde então, ele tem presença constante em inúmeros eventos, congressos, audiências públicas, seminários, fóruns etc. contribuindo para construção de importantes políticas públicas ambientais.

No final dos anos 90 já era considerado uma maiores referências na área ambiental do Estado do Tocantins. Assim, foi designado para chefiar a fiscalização estadual, onde permaneceu por duas vezes, retornando após as atividades operacionais.

Ele representa um grande grupo de valentes que não medem esforços para proteger a natureza brasileira. Faça chuva ou faça sol, os Fiscais Ambientais estão na ativa, percorrendo estradas de terra, navegando pelos rios e lagos, andando por trilhas estreitas na mata, às vezes correndo riscos e enfrentado perigos ... tudo fazendo para honrar a missão da instituição. Desmatamentos, tráfico de animais silvestres, caça e pesca ilegal, queimadas, garimpos clandestinos, poluição industrial são muitas as situações que buscam combater.

No começo do segundo mandato do Presidente Lula houve uma reformulação na estrutura do governo para atender o carro-chefe dessa gestão que era o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesse sentido, a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva promoveu uma reorganização do IBAMA, mudando sua cúpula em Brasília e vários Estados. No Tocantins os servidores indicaram o nome de Lenine para retornar ao cargo de Chefia, considerando sua bagagem profissional e seu bom histórico de liderança/coleguismo.

No dia 22 de junho de 2007 foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria assinada pelo Presidente do IBAMA Bazileu Alves Margarido Neto nomeando Lenine Barros Cruz para exercer o cargo em comissão de Chefe da Divisão Técnica (DITEC), código DAS-101.2, da Superintendência do IBAMA, no Estado do Tocantins.

O IBAMA, como diversas outras instituições, ao longo desses 10 anos, passou por altos e baixos, vivenciando cortes financeiros e constantes mudanças políticas.

A lista de Presidentes do IBAMA, de 2007 até o presente, conta com 09 profissionais. É praticamente 01 Presidente a cada ano, o que reflete em grande medida as pressões diárias que sofrem os servidores da área ambiental no exercício de seu dever. O IBAMA no Tocantins é privilegiado por sua estabilidade na fiscalização, o que se deve às boas características e qualidades daqueles que desempenham tal função.

Lenine é o líder de uma valorosa equipe de Fiscais Ambientais (Assis, Valderico, Josemar, Pedro, Gilvan, Zaidam, Souza, Joel, Edivaldos, Jacimar, Hilka, Gudmar, Cardoso, João Borges, Celso, Sanches, Messias etc.) que influenciam positivamente dezenas de profissionais dos órgãos estaduais (NATURATINS, CIPAMA, Corpo de Bombeiros, RURALTINS etc.), além de Universidades, Prefeituras, FUNAI, INCRA, ICMBio, Ministério Público Federal e ONGs Ecológicas.

Enquanto muitos querem assumir um cargo importante por causa do “status” ou para ter um monte de gente ao seu redor bajulando, Lenine tem uma postura diferente. Ele é do tipo de chefe presente que acompanha o dia a dia daqueles que o cercam. Não é de fazer discursos, pois sua liderança é feita com atitudes e exemplos. Não se limita ao trabalho de gabinete, mantendo-se ativo na prática em campo. Ele e seus companheiros de fiscalização conhecem todos os cantos do Tocantins como a palma de suas mãos.

Ele tem um jeito calmo, humilde, sabe respeitar as pessoas, o que ajuda a manter o equilíbrio e estabilidade na busca dos resultados. Nos momentos em que o IBAMA está passando por crises, Lenine desempenha papel fundamental, mantendo sua equipe coesa e focada no cumprimento da missão institucional de defender as riquezas naturais de nossa nação.

Essas são algumas razões que tornam Lenine e sua equipe respeitados e queridos pelos demais servidores do IBAMA, não só aqui no Tocantins, como também em vários Estados aonde chegam notícias dos bons resultados que alcançam.

Além de ser um dos funcionários mais antigos atuando na fiscalização, Lenine está prestes a completar a marca de 10 anos à frente de uma das mais competentes e eficientes equipes de Fiscais do IBAMA.

Hoje ele detém a marca do chefe de fiscalização há mais tempo nesse importante cargo (10 anos!), o que demonstra seu enorme prestígio diante de seus companheiros de trabalho no Tocantins e também serve para reforçar a imagem de respeito e competência que o IBAMA possui perante a sociedade brasileira!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 31/05/2017
Reeditado em 19/06/2017
Código do texto: T6014694
Classificação de conteúdo: seguro